Muito se fala sobre humanização em saúde. Mas você sabe o que é atendimento humanizado e por que essa prática é tão importante para os pacientes?

No Brasil, a saúde é um direito universal garantido pela Constituição Federal de 1988. Isso significa que todos têm direito a tratamentos adequados fornecidos pelo poder público.

Partindo desta Lei, em 2003, surge a Política Nacional de Humanização, instrumento feito para estimular e pôr em prática o atendimento humanizado nos serviços de saúde do país.

De forma geral, a humanização promove, no relacionamento entre pacientes e profissionais, um cuidado além da enfermidade e diagnóstico. Atendimento humanizado é mais do que ser gentil, é realizar o encontro de técnicas assistenciais juntamente com o olhar empático de considerar toda complexidade e individualidade do paciente.

Para abordar mais profundamente essa questão essencial no setor da saúde, a Pró-Saúde, entidade filantrópica que gerencia quase 20 hospitais ao redor do Brasil, com mais de 50 certificações de qualidade, lança um e-book gratuito sobre o tema.

O material foi elaborado por especialistas de psicologia, serviço social e de comunicação, com o objetivo de auxiliar pacientes, acompanhantes, familiares e profissionais da saúde a compreender melhor o que é atendimento humanizado, como percebê-lo, quais são os canais para cobrá-lo, os benefícios e passos importantes para estabelecer a humanização nesse ambiente.

“Para garantir a humanização, a Pró-Saúde têm uma política institucional que orienta, por meio de diretrizes, sobre como essa prática deve acontecer”, explica René Padovani, psicólogo e coordenador corporativo de Filantropia da entidade.

“Entre elas, estão a garantia do atendimento acolhedor e integral, valorização do trabalhador da saúde, promoção de gestão participativa e incentivo a ações humanizadas durante todo o período de acompanhamento do paciente”, acrescenta.

Ariane Campos, assistente social e analista corporativa de Filantropia, destaca que a construção de um ambiente humanizado é dever de todos. “Para garantir que pacientes e colaboradores sejam compreendidos por essa prática, que está presente nos valores institucionais da Pró-Saúde, é importante que a humanização seja construída coletivamente, com a participação de todos”, observa a profissional.

A superintendente corporativa de Comunicação, Georgia Rodrigues, destaca que o e-book cumpre um importante requisito de comunicação pública ao “promover o acesso dos cidadãos a informações de seu interesse, de maneira didática e acessível”.

“Ao baixar gratuitamente o material, o leitor terá acesso, também, à Carta dos Direitos do Usuário, à Política Nacional de Humanização e a um conteúdo audiovisual sobre os direitos dos pacientes nos cuidados com sua saúde”, informa Georgia.

Para acessar o e-book “Aqui tem Humanização” basta acessar o link: https://www.prosaude.org.br/e-book-aqui-tem-humanizacao/

René Padovani ressalta outro aspecto do e-book. “O material é de extrema importância para que os usuários do serviço possam ser, cada vez mais, protagonistas no processo do seu tratamento e assim dar continuidade às demais ações de humanização.” 

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