Em reunião com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, nesta quinta-feira (08/06), o senador Eduardo Braga (PMDB/AM) sugeriu que já fossem disponibilizados aos cidadãos do interior amazonense todos os benefícios do Amazônia Conectada.

Administrado pelo Exército, o programa foi concebido para expandir as comunicações na Amazônia Ocidental por meio de cabo de fibra ótica. Com isso, serão garantidos serviços como internet, telemedicina e educação à distância, entre outros.

Até agora, já foram instalados 900 quilômetros de cabo. Ele parte de Manaus e já alcança Manacapuru, Coari, Novo Airão, Iranduba e Tefé. “O programa, no entanto, ainda não chegou ao cidadão. Poderia ser feito um chamamento público para contratar um operador local”, afirmou o senador.

Entusiasta do programa, Eduardo Braga solicitou ao ministro a imediata inclusão de Anori, Anamã, Codajás e Caapiranga à iniciativa, pois estão no mesmo percurso dos municípios já conectados. “Estaríamos, assim, dando aos mais de 72 mil habitantes desses locais o benefício da fibra ótica”, disse ele, que sugeriu também o prolongamento do cabo de Tefé até Tabatinga ainda este ano.

Sensível às demandas do senador amazonense, Raul Jungmann determinou a elaboração de um estudo para viabilizar a ampliação do Amazônia Conectada. “Trata-se de uma solução fabulosa”, declarou.

Artigo anteriorProjeto de senador beneficia mais de 500 mil, destaca Alessandra Campêlo
Próximo artigoMPF recomenda que Governo do Estado retire nomes de pessoas vivas em bens públicos