Aswisstech , iniciativa de expansão da inovação da Suíça apoiada pela Swissnex e outras instituições do ecossistema de inovação da Suíça, marcará a presença no Web Summit Rio , que acontecerá de 27 a 30 de abril de 2025. Dentre as tecnologias de ponta desenvolvidas por startups suíças , um destaque para o setor de educação , representando pela BEEKEE , que desenvolve um mini servidor portátil que pode criar ambientes de aprendizagem digital em qualquer lugar, desde escolas e vilas locais em remotos, até campos de refugiados, e a Herby , que usa modelos de Inteligência Artificial para correção de gabaritos de concursos e redes de ensino tanto públicos quanto privados.

A Swissnex no Brasil desempenha um papel crucial nesse intercâmbio, unindo os ecossistemas de inovação dos dois países, fomentando parcerias estratégicas e facilitando a entrada de soluções inovadoras no mercado brasileiro.

ABEEKEE é uma EdTech suíça com sede em Genebra, que desenvolveu uma solução de educação digital especialmente projetada para regiões com estrutura de internet e energia problemática. O principal componente da sua oferta é um mini servidor portátil – do tamanho aproximado de uma lata de refrigerante – que estabelece um ambiente educacional local (offline), acessível através de Wi-Fi próprio.

A plataforma utilizada é baseada no Moodle, um Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA) de código aberto. Cada dispositivo possui até 2 TB de armazenamento e funciona como um servidor individual. Suas principais características são: sua capacidade de operar sem internet ou energia, e sua capacidade de sincronização com o servidor principal – como abelhas que voltam para a colmeia. Cada cliente dispõe de um ambiente independente e personalizado, garantindo que dados e cursos não sejam compartilhados entre diferentes usuários. A gestão dos cursos, atualizações, localização dos dispositivos e status (como bateria) pode ser realizada remotamente pelo administrador através de um sistema central.

Parte da Coligação Global para a Educação da UNESCO, a BEEKEE já atua em mais de 25 países e possui mais de 40 clientes, incluindo a Cruz Vermelha, Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ), Médicos Sem Fronteiras (Médicos sem Fronteiras), e muitos outros. A solução é atender programas de educação continuada para adultos, funcionários de grandes organizações, crianças, agricultores, universidades e médicos em regiões remotas. Apesar de ainda não possuir clientes ou projetos no Brasil, a BEEKEE demonstra grande interesse no mercado brasileiro, identificando desafios semelhantes aos de outros países do Sul Global, como regiões com falta de conectividade e dificuldade de acesso à educação em áreas remotas, além de oportunidades nas áreas de saúde pública, agricultura, cibersegurança e tempos dispersos.

– Nossa solução nasceu da crença de que a educação é o software do mundo, sem ela não é possível fazer nada. Do ponto de vista de infraestrutura, internet e energia são caros, ou apenas precários, em diversas áreas e situações. Ao oferecer uma sala de aula digital completa que funciona offline, capacitamos educadores e alunos em qualquer lugar, garantindo a continuidade do aprendizado mesmo nos ambientes mais desafiadores. O Brasil, com sua vasta extensão territorial e diversidade de realidades, representa um mercado com um enorme potencial para a nossa tecnologia – afirma Jacques Bøgh, diretor de operações da BEEKEE.

Já aHerby possui uma presença consolidada no Brasil há cinco anos, oferecendo soluções inovadoras para a educação pública. Seu foco principal reside na correção automática de provas através de Inteligência Artificial, com o objetivo de otimização do processo de avaliação escolar. Utilizando um celular ou tablet, os educadores fotografam as respostas dos estudantes e acessam o resultado imediatamente, obtendo uma visão abrangente de qualquer nível do sistema escolar de forma prática, rápida e segura. A Herby garante a confiabilidade e precisão dos resultados, com protocolos de segurança onde as fotos não são salvas nos dispositivos, mas armazenadas na nuvem e disponibilizadas diretamente na plataforma.

Uma outra aplicação da IA da Herby é a análise de áudio de alunos de alfabetização para detectar o quão bem estão progredindo e em que fase de alfabetização estão. Além disso, por meio de análise dos dados da escola ou da rede do município inteiro, é possível fornecer uma visão geral de como está a qualidade do ensino e da progressão da alfabetização na região.

Atualmente, a Herby atua em diversos locais, como o estado de Rondônia, que ampliou a parceria com a empresa para atender todos os anos escolares da rede pública – antes, apenas as turmas de terceiro ano tinham suas avaliações corrigidas pela IA da Herby. Além disso, diversos municípios de São Paulo e capitais como Vitória, Salvador, Maceió, São Luís e João Pessoa também utilizam a solução. No Rio de Janeiro, a startup ampliou a parceria na correção das provas da Olimpíada de Matemática, abrangendo todas as fases da prova – o que significa cerca de 300 mil alunos. A empresa planeja expandir ainda mais a sua atuação em 2025.

O interesse da Herby no mercado brasileiro reside na oportunidade de fornecer ferramentas eficazes para educadores e alunos, simplificando o trabalho dos professores e contribuindo para a evolução das políticas públicas educacionais com base em resultados concretos e escaláveis:

– Nosso objetivo é democratizar o acesso a avaliações de qualidade, oferecendo uma solução que além de tecnologia e praticidade para transformar a realidade da educação pública no Brasil. Acreditamos que, para facilitar a avaliação, estamos investindo no futuro de milhares de estudantes e no aprimoramento do sistema educacional como um todo – declara Andrin Pelican, fundador da Herby.

A participação da swisstech no Web Summit Rio 2025, por meio da Swissnex, com a apresentação de startups inovadoras visa não apenas mostrar a excelência da tecnologia suíça, mas também fortalecer a colaboração com o Brasil na busca por soluções para um futuro mais verde e sustentável. Além da BEEKEE e da Herby, a Swissnex também apresenta Treeles, Kido Dynamics, Assaia, Veezoo, RTDT, Solar TRITEC e NYM.

Sobre a Swisstech

A swisstech é uma iniciativa público-privada criada pela Presence Switzerland, em parceria com Innosuisse, rede Swissnex e Switzerland Global Enterprise. Representada no Brasil pela Swissnex, em colaboração com a Embaixada da Suíça, a campanha busca elevar o perfil da Suíça como líder mundial em inovação e negócios, aumentando a visibilidade de sua alta tecnologia, de empresas de ponta e de sua excelência em pesquisa no exterior.

Sobre a Swissnex

A Swissnex é a rede global da Confederação Suíça que conecta parceiros, projetos e iniciativas em educação, pesquisa e inovação. A Swissnex no Brasil amplia o alcance e fortalece o engajamento de parceiros no intercâmbio internacional de conhecimentos, ideias e talentos. Desta forma, contribui para destacar a Suíça como centro de inovação global.

Artigo anteriorPresidente da CMM homenageia servidores no Dia do Trabalhador e destaca histórias de dedicação nos bastidores do Legislativo
Próximo artigoPrograma Sefaz em Ação alcança mais de 4 mil pessoas no interior do Amazonas