A pandemia do novo coronavírus está assustando o mundo. E as fake news sobre coronavírus também assustam. Na noite da quinta-feira (12), um áudio circulou nas redes sociais e grupos de Whatsapp dizendo que o Festival Folclórico de Parintins 2020 estava cancelado.
No áudio, uma mulher afirmava que uma reunião entre o governador Wilson Lima (PSC), o prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB) e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, teriam decido pelo cancelamento da festa que ocorre de 26 a 28 de junho deste ano.
(Confira Áudio Fake)
No fim da tarde da quinta-feira (12) em áudio, o prefeito Bi Garcia negou que já tenha ocorrido decisão de cancelar a festa, desmentindo outro áudio informando que a decisão já teria sido tomada pelo governo do Estado e pela Prefeitura de Parintins.
De acordo com o prefeito, é uma fake news bem produzida, com intenção de espalhar pânico e prejuízos de alta intensidade.
(Áudio do Prefeito)
Durante a coletiva de imprensa na sede do governo do Estado, também quinta-feira (12), o Governador Wilson Lima (PSC), ao ser questionado por jornalistas sobre as especulações de cancelamento do festival de Parintins, evitou falar em cancelamento ou adiamento da festa e foi cauteloso ao dizer, que é preciso esperar novas definições.
“Nosso comitê está reunido neste momento para saber quais medidas vamos tomar nos próximos dias, em relação a eventos com aglomeração de mais de 500 pessoas. Principalmente em eventos que atraiam convidados de outras regiões, onde há incidência do coronavírus. Em relação à Parintins, nós precisamos esperar um pouco mais para saber como a situação do coronavírus vai se comportar. Por enquanto, está tudo ok. O Amazonas tem um caso suspeito e o resultado deve sair amanhã”, explicou Wilson Lima.