O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que seu partido saiu fortalecido nas eleições municipais deste ano, ressaltando que os eleitores optaram por alternativas mais moderadas em vez de se deixar levar pelo radicalismo. A declaração, segundo a CNN Brasil, foi feita durante uma entrevista ao programa Canal Livre, da Band, exibido no domingo (3), onde Kassab analisou o cenário político atual e os impactos das eleições de 2022.
Na entrevista, Kassab lembrou que as eleições gerais de 2022 foram marcadas por um ambiente de “ânimos acirrados”, refletindo o confronto entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Ele comentou sobre o “clima de ódio” que permeou o período, levando alguns a declarar o fim do centro político no Brasil.
“Naquela eleição só tinha Lula e Bolsonaro, o eleitor tinha que fazer uma opção. Como eram duas propostas que representavam extremos, quem não gostava de um só tinha o outro”, observou, enfatizando que quase 70% dos eleitores não se identificavam com nenhum dos dois.
Kassab destacou que, nas eleições municipais, o cenário era diferente. “A maior parte das cidades não era esquerda x direita. Sempre tem aquele candidato moderado, preocupado com os problemas locais. Prevaleceram essas vitórias”, disse, apontando que o PSD e outros partidos do centro se beneficiaram desse clima de busca por entendimento e moderação.
O presidente do PSD também fez questão de ressaltar a importância de candidaturas de “qualidade”, mencionando o sucesso de prefeitos como Rafael Greca (Curitiba), Fuad Noman (Belo Horizonte), Eduardo Braide (São Luís) e Eduardo Paes (Rio de Janeiro). Kassab previu que Paes, embora deseje concluir seu mandato até 2028, poderá ser chamado para concorrer ao governo do estado.
Kassab defendeu, ainda, a necessidade de reduzir o número de partidos políticos no Brasil, argumentando que isso ajudaria a evitar a entrada de “aventureiros” na política. “Partido grande não dá espaço a pessoas como essas, por isso precisa reduzir o número de partidos”, afirmou.
O dirigente partidário também delineou as bandeiras do centro, afirmando que o PSD é “liberal na economia” e defende investimentos em saúde, educação e segurança. Ele reforçou a importância da reforma administrativa como um dos principais objetivos do partido e defendeu, com ênfase, o voto distrital.
“O voto distrital é mais importante do que nunca com a aproximação dos influencers na política. Ela é perigosa, não por serem pessoas ‘do mal’, mas por não terem experiência na vida pública”, concluiu Kassab.
O PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos e se consolidou na liderança das legendas que mais conquistaram cadeiras do Executivo nas Eleições de 2024, foram 885.