O bilionário Elon Musk, dono da rede social X, fez, nesta segunda-feira (20), um gesto semelhante à saudação nazista de Adolf Hitler. O ato ocorreu após um discurso, durante evento de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
O gesto foi capturado em vídeo, que circula nas redes sociais. Nas imagens, Musk coloca a mão direita sobre o lado esquerdo do peito e, em seguida, estica o braço à altura da cabeça.
Musk falava antes da aparição programada de Trump em eventos do desfile inaugural do novo presidente, no Capitólio dos EUA. Esperava-se que Trump assinasse ordens executivas no palco.
“Algumas eleições são importantes, outras não. Mas esta, esta realmente importou e eu só quero dizer obrigado por fazer isso acontecer”, disse ele antes de colocar a mão no peito e então levantá-la em uma saudação que parecia o “Sieg Heil”, usado pelos nazistas em seus comícios de vitória.
O jornal israelense Haaretz descreveu Musk fazendo “uma saudação romana, um gesto fascista mais comumente associado à Alemanha nazista”.
Trump nomeou Musk como chefe do Departamento de Eficiência Governamental. O grupo, batizado de Doge, na sigla em inglês, é co-dirigido por Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, e tem metas de eliminar agências federais inteiras e cortar três quartos dos empregos do governo federal.
Vivek Ramaswamy, que tentou ser o candidato presidencial republicano, é um dos co-presidentes, mas anunciará sua saída do Doge na próxima semana, preparando-se para se candidatar a governador em Ohio, segundo a agência Reuters.