O governador Wilson Lima falou nesta segunda-feira, 07, em Belém, durante o encontro “Conversa de Alto Nível entre os Governadores Brasileiros da Amazônia Legal”, sobre os avanços alcançados em programas realizados no Amazonas com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Por ocasião de sua fala, Wilson Lima reforçou a importância do apoio do banco para novos projetos ambientais no Amazonas.

O encontro entre representantes do BID e os governadores acontece no contexto da Cúpula da Amazônia, que reúne líderes dos países amazônicos para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável da região.

Segundo Wilson Lima, o evento realizado pelo BID serviu como importante troca de experiências e, ainda, uma oportunidade para o Governo do Estado apresentar programas exitosos realizados em parceria com o BID, a exemplo do Programa de Saneamento Integrado de Maués (Prosai-Maués) e de Parintins (Prosai-Parintins); e do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), com os investimentos em obras de urbanização, saneamento e habitação nas comunidades da Sharp e Manaus 2000.

Wilson Lima destacou que o Prosai Maués fez com que o município alcançasse o maior percentual de tratamento de esgoto do interior do Amazonas (50%), além de 100% de cobertura de água potável.

De acordo com o governador, o mesmo modelo está sendo levado para Parintins, que deverá sair de zero para 25% de cobertura de tratamento de esgoto.

Com o Prosamim+, o Governo do Estado já reassentou quase 800 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, onde já começaram os preparativos para os canteiros de obras.

Além de governadores da Amazônia brasileira, estiveram presentes o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn; a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Artigo anteriorCorregedoria realizará audiência em São Gabriel para discutir governança fundiária, terras indígenas e sustentabilidade
Próximo artigoCâmara Brasileira de Cultura condecora jornalista com a Cruz do Mérito da Comunicação