Após receber 15.255 doses da Coronavac, a Prefeitura de Benjamin Constant iniciou na tarde desta quarta-feira (20), a Campanha de Vacinação dos grupos prioritários, em cerimônia na recepção do Hospital Dr.Melvino de Jesus.
Localizado na fronteira com o Peru e via fluvial com Colômbia, o município de Benjamin Constant está entre os quatro municípios que receberam as maiores quantidades de doses da vacina previstas para todo o estado do Amazonas.
O indígena tikuna José Demétrio, de 78 anos e a técnica de enfermagem Marcilane da Silva, que trabalha na ala de isolamento do hospital da cidade, receberam as primeiras doses de imunização e abriram o cronograma da primeira fase de vacinação no município. Para o povo Tikuna, a vacinação será coordenada pelo serviço de saúde indígena.
O prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy, está esperançoso pelo envio de novos lotes da vacina. “A vacina é uma grande esperança. Mas nós vamos continuar trabalhando, lutando para ampliar esse sistema da imunização para a maioria dos benjaminenses, que for possível. Além disso, vamos continuar com todo nosso trabalho de prevenção”, disse.
Atendimento de UBS ampliado
David Bemerguy informou que a Unidade Básica de Saúde Sebastião Cruz Plácido irá funcionar de segunda a domingo para atender às pessoas que estão com sintomas da COVID-19. A UBS é considerada referência no município.
O prefeito também lembrou que a circulação de embarcações também está suspensa, exceto aos casos excepcionais justificados. “Para profissionais da saúde, policiais militares, imprensa, pessoas que nasceram em Benjamin Constant e pessoas que precisam sair do município com urgência para ser atendido em outro hospital, que precisa ter uma solicitação do exame, o Porto de BC estará aberto. Entrando ou saindo, as pessoas passarão por uma triagem e precisarão dar uma justificativa. Nos casos de pessoas que querem comprar ou entregar algum material no município, fora do horário ou sem passar na triagem, serão impedidos e terão os produtos apreendidos”, concluiu David Bemerguy.