Policiais Federais foram alvo de um ataque violento na tarde desta quarta-feira (21) por parte de garimpeiros, durante a “Operação Prensa”, que visa combater a mineração ilegal no Rio Madeira. A ação ocorreu após a destruição de cerca de 200 dragas utilizadas na extração de ouro no município de Humaitá, a aproximadamente 590 quilômetros a sudoeste de Manaus.

A operação, iniciada na terça-feira (20), conta com a participação de agentes da Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). As atividades estão previstas para continuar pelos próximos 10 dias, com o objetivo de reprimir as atividades ilegais de mineração na região.

De acordo com testemunhas, na tarde de quarta-feira, os garimpeiros, numa tentativa desesperada de impedir a continuidade da operação, lançaram bombas e rojões contra as lanchas da polícia. Em resposta, os agentes utilizaram balas de borracha para dispersar os atacantes. Apesar da gravidade da situação, não houve feridos.

A “Operação Prensa” reforça o compromisso das autoridades brasileiras em combater o garimpo ilegal, que tem impactos devastadores no meio ambiente e nas comunidades indígenas locais. A destruição das dragas é uma medida drástica, mas necessária, para interromper a exploração ilegal e proteger a biodiversidade do Rio Madeira.

Vídeos

 

Artigo anteriorMarcelo Bimbi nega acusações contra governador Gladson Cameli e afirma ter sido vítima de hacker
Próximo artigoBotafogo leva novo susto do Palmeiras, mas vai às quartas de final