A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (Visa Manaus), iniciou nesta sexta-feira, 25, a inspeção em 14 salões de beleza da Zona Leste. Na ação foram encontrados estabelecimentos sem o licenciamento sanitário, apreendidos materiais de manicure e pedicure, produtos com prazo de validade vencido e constatada a falta da autoclave, equipamento de esterilização de alicates, pinças de metal e tesouras, exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com o efetivo na equipe de 28 fiscais, a Visa Manaus buscou orientar e educar os proprietários quanto ao cumprimento das normas sanitárias e de legalização dos estabelecimentos junto à Prefeitura de Manaus. “Nossa ação é educativa. Contudo, uma vez constatada as infrações, os salões serão autuados por nossos fiscais”, observou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, que acompanhou pessoalmente a blitz.

A fiscalização da Visa Manaus encontrou também salões, situados na avenida Autaz Mirim, São José 1, que estavam com sua documentação atualizada e cumprindo com as instruções sanitárias. É o caso do Salão Lúcia’s Coiffer, da proprietária Leodinéia da Silva. “Todos os anos, a Visa Manaus nos fiscaliza e agora estamos preparados para atender melhor nossos clientes”, disse.

Os cuidados adotados no salão de Leodinéia da Silva foram fundamentais para a escolha do espaço pela técnica em Saúde Bucal, Cristiane Neves. “Fiz a opção pelo salão porque vi que ele tem uma sala de esterilização de equipamentos”, disse a técnica.

Apesar da postura de Cristiane, o comportamento dela não reflete o que pensa a maioria das pessoas que fazem uso dos salões de beleza em Manaus. “Isso aumenta o risco de contaminação, principalmente das hepatites virais B e C”, alertou o secretário Homero de Miranda Leão.

A gerente de Vigilância em Serviços, Ingrid Corrêa, informou que os salões de beleza onde foram encontrados infrações ao Código Sanitário de Manaus e às normas da Anvisa foram autuados e seus responsáveis convidados a comparecer a sede da Visa Manaus, no conjunto Santos Dumont, zona Centro-Oeste a fim de regularizar suas pendências. “Eles têm 72 horas para se manifestar”, observou.

Segundo o secretário de Saúde, as ações de prevenção e proteção à saúde dos trabalhadores de salões de beleza, expostos ao uso constante de produtos químicos, dependem da conscientização de proprietários e empregados desses estabelecimentos. “De outro lado, essas instruções da Visa Manaus são importantes inclusive para os próprios clientes dos salões”, afirmou.

Confira as principais orientações da Visa Manaus:

1. Toalhas e lençóis devem ser devidamente lavados e trocados a cada cliente;

2. Lixas para unhas e pés, espátulas de madeiras e lâminas não podem ser reutilizadas;

3. Alicates, pinças, afastadores e tesouras devem ser esterilizados após o uso;

4. Ceras para depilação devem ser fracionadas em porções suficientes para cada cliente;

5. Escovas e pentes devem ser limpos após o atendimento a cada cliente;

6. Cadeiras, armários, macas, colchões, travesseiros e almofadas devem ser revestidos de material impermeável, resistente, de fácil limpeza e desinfecção, mantidas em bom estado de conservação e higiene;

7. Trabalhadores de salões de beleza devem receber equipamentos de proteção (óculos, máscaras, luvas e jalecos);

8. Profissionais que realizam procedimentos com materiais perfurocortantes devem ser vacinados contra Hepatite B e Tétano. Esses materiais devem ser descartados após o uso;

9. Todos os produtos devem estar dentro do prazo de validade;

10. É vetada a reutilização de embalagens de produtos químicos;

11. Produtos que devem ser mantidos sob refrigeração devem ser guardados em refrigeradores específicos, com termômetro e registro diário de temperatura, não podendo dividir espaço com alimentos.

12. As denúncias de irregularidades podem ser feitas pela população por meio do Disk Denúncia 0800 092 0123.

Artigo anteriorChef William Katô lança neste sábado cardápio no shopping Ponta Negra
Próximo artigoEduardo Braga tem jingle em língua indígena em Amaturá