O Gre-Nal deste domingo (5) será o primeiro grande teste da temporada para Grêmio e Inter. Para o Tricolor, as nove rodadas iniciais contra os times do Interior serviram para carimbar a classificação e também a liderança isolada. Ao Colorado, uma vaga na semifinal também está garantida, porém ter a condição de definir o mata-mata em casa ainda está em aberto.
Além do desafio de encarar o maior rival, adversário da mesma divisão e com investimento similar, Grêmio e Inter também entrarão no gramado da Arena em busca de uma pontuação que lhes dê a condição de decidir em casa a grande final do Gauchão 2023.
Para o Tricolor, que ocupa a primeira colocação, com 25 pontos, a possibilidade está mais próxima. Em caso de vitória no Gre-Nal, o time de Renato Portaluppi abriria uma vantagem de nove pontos para a equipe de Mano Menezes. Mesmo ainda restando a 11ª rodada para complementar a primeira etapa do Estadual, esta diferença garantiria uma final na Arena contra qualquer adversário — com o Grêmio chegando lá, claro.
A vantagem também é larga para os outros rivais que neste momento estariam na semifinal: Ypiranga (17 pontos) e Caxias (14). Canarinho e Grená se enfrentam na rodada, portanto no mínimo um deles deixará pontos pelo caminho.
Para o Inter, em termos de tabela, a missão no clássico e na rodada final é justamente o contrário. O Colorado, que está na segunda colocação com 19 pontos, precisa vencer para reduzir a diferença para o rival ou até se igualar ao Grêmio após a 11ª rodada.
Uma ultrapassagem poderia ser feita conforme a pontuação adquirida nos jogos semifinais. Para decidir o Gauchão no Beira-Rio contra o Grêmio, o Inter precisa fazer sete pontos a mais do que o rival nos próximos quatro jogos.
Por outro lado, o Inter ainda corre o risco de ser ultrapassado por Ypiranga ou Caxias e cair para a terceira ou quarta colocação. Além do confronto com o Caxias, o time de Erechim enfrentará o Grêmio na 11ª rodada, quando o Tricolor certamente utilizará um time alternativo, pensando no confronto com o Ferroviário-CE, pela Copa do Brasil, na semana seguinte. (Com Informações do gauchazh)