O município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), se destacou com o maior número de alunos egressos da rede estadual de ensino aprovados no Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). No total, 83 alunos conseguiram a aprovação.
Manacapuru, localizada na Região Metropolitana de Manaus, teve alunos aprovados em 12 cursos da universidade. Os maiores índices de aprovações foram nos cursos de Direito (44 estudantes), Medicina (5), Administração (3) e Enfermagem (6). Em Gestão de Turismo e Tecnologia em Gestão de Turismo foram 11 aprovações, entre outros cursos.
A estudante Maria Rita de Freitas, de 17 anos, da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, que sonhava em cursar Medicina, conquistou seu objetivo e está entre os cinco alunos aprovados no curso da área de saúde. A jovem falou sobre a felicidade ao receber a notícia, e que ao ver o resultado, inicialmente, não acreditou.
“Quando eu soube da minha aprovação, além de ter sido, obviamente, uma felicidade, muito grande, gigantesca, também tive uma sensação de alívio, porque eu não teria que passar por mais um ano de um processo que é muito difícil. Fiquei paralisada”, disse a estudante.
O êxito em aprovar 85 estudantes do município transborda para o Coordenador Regional de Educação de Manacapuru, Messias Furtado. Ele contou que o resultado se deve ao trabalho em equipe dos profissionais da educação e, também, o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto ao município.
“O ano de 2022 foi muito positivo para a educação do município de Manacapuru. Tendo em vista que nós tivemos um número bem significativo de alunos aprovados no vestibular. O apoio que recebemos da secretaria, nesse sentido, é muito importante para que nós possamos motivar nossos alunos. Buscamos transferir a motivação dos professores para nossos alunos, isso representa um conjunto de fatores que contribuíram para essa conquista”, descreveu o coordenador.
O resultado dos vestibulares da UEA foi divulgado no dia 5 de janeiro. Ao todo, foram mais de 1,1 mil estudantes da rede estadual de ensino aprovados para cursarem o tão sonhado Ensino Superior da UEA.