Integrantes de uma facção criminosa denominada de Comando Vermelho na noite desta quinta, dia 10, fizeram uma duradoura queima de fogos sincronizada para colorir o céu em comemoração ao aniversário de dois anos de gestão no Amazonas de uma facção criminosa denominada Comando Vermelho. A pirotecnia ocorreu em todas as zonas de Manaus.
“Pulei da cama, parecia que o mundo tava acabando, não entendi nada”, contou uma moradora da Zona Norte, sob condição de anonimato, informando que estava deitada descansando que começou a queima de fogos no seu bairro.
A queima de fogos foi vista ou ouvida por moradores de todas as zonas da capital durante 10 minutos.
No Twitter, usuários perguntavam uns aos outros se sabiam o porquê do foguetório.
De acordo com o portal do Holanda, a queima de fogos acabou entrando para os assuntos mais comentados do Twitter.
Diversos Significados
Policiais ouvidos pelo Fato Amazônico afirmam que a queima de fogos tem diversos significados – dentro e fora do ambiente criminoso.
É um dos recursos de comunicação mais utilizados pelos traficantes, por comemoração ou comando para recuar. O fogaréu é utilizado, por exemplo, quando a droga chega à comunidade; em caso de aproximação ou suspeita de alguma batida policial, para dissipar os criminosos; em demarcação de território; e em festas.
A pirotecnia dos traficantes demonstra uma atitude de afrontamento. Chamar atenção fora daquele espaço comandado pelo tráfico é uma das formas de demonstrar força.







