FOTOS: Divulgação

Os diretores premiados Fabito Rychter e Amir Admoni, da Delirium XR, produtora referência em realidade virtual, promovem, nesta quinta-feira (13/02), o Workshop Framework em Manaus. A atividade inicia às 17h, no Impact Hub (avenida Efigênio Sales, 1299, Aleixo) e as inscrições são gratuitas e estão disponíveis no Instagram (@framework_mp_ar).

O Workshop Framework é voltado para animadores e cineastas interessados em explorar o universo da realidade virtual e desenvolvedores de jogos criados para experiências multijogador em realidade aumentada.

“Já ministramos outras oficinas de realidade virtual em Manaus, mas, desta vez, é para um público diferente, desenvolvedores e animadores que queiram entrar no mundo da realidade virtual” afirma o roteirista Fabito Rychter.

Como contrapartida social, o projeto vai disponibilizar a framework gratuitamente para os participantes, para promover o crescimento da comunidade local e incentivar a criação de novas experiências em realidade virtual e aumentada.

“Os participantes terão a oportunidade de experimentar a framework na prática. Serão realizadas demonstrações interativas, permitindo que cada um explore as funcionalidades e recursos oferecidos, além de sessões hands-on para aplicação direta em projetos próprios”, explica Fabito Rychter. “Apresentaremos nossa inovadora framework projetada para facilitar a transição para os mundos da realidade virtual e aumentada”.

O diretor conta que a jornada da dupla com a plataforma começou com a criação de um curta-metragem de animação para telas tradicionais.

“Ao adaptá-lo para a realidade virtual, enfrentamos desafios técnicos significativos que não prevíamos. Essa experiência nos motivou a desenvolver uma framework que simplificasse esse processo, evitando que outros profissionais enfrentem as mesmas dificuldades”, destaca Fabito Rychter. “A plataforma pode transformar criações em experiências imersivas e interativas”.

O projeto tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Delirium XR

Fundada em 2016, por Fabito Rychter e Amir Admoni, a Delirium XR tem mais de 20 experiências imersivas, com criações que ganharam destaque em museus, escolas e feiras internacionais. No total, a produtora conquistou 11 prêmios em realidade virtual e tem mais de 100 por seus curtas: “Linear”, “Timing” e “Monkey Joy”.

A experiência “Gravidade”, financiada pela Fundação Itaú Cultural, alcançou renome internacional ao ser selecionado para os festivais de Tribeca, Cannes e Veneza, e conquistou oito prêmios em outros festivais, além da indicação para o VR Awards, conhecido como o Oscar da realidade virtual, competindo com produções de gigantes como Disney, Facebook e estúdios de Hollywood.

Já a experiência “Lavrynthos”, que teve Alice Braga no papel principal e financiado pelo Biennale College Fund, na Itália, foi selecionado para Veneza, Cannes, Ottawa, Zagreb, e rendeu sete prêmios para a dupla.

Perfil

Fabito Rychter trabalhou por 17 anos como roteirista para Globo, escrevendo para programadas como Casseta & Planeta, Tapas e Beijos, Faustão e Turma do Didi. Também já escreveu para o teatro, rádio e cinema.

Amir Admoni atuou como diretor para MTV, Disney, Nickelodeon, Comedy Central, Netflix, entre outras empresas. Ele dirigiu seis curtas-metragens animados e uma série de TV que foram exibidos ao redor do mundo, conquistando mais de 100 prêmios.

Artigo anteriorPrefeitura de Parintins divulga resultado preliminar do Processo Seletivo da Educação
Próximo artigoDavid Almeida chama deputados de inúteis e promete denunciá-los em todos os eventos por não contribuírem com o bem-estar da cidade