Em uma nota veemente, diversos setores repudiaram as declarações do vereador Sassá da Construção, que nesta segunda-feira (19) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suas declarações sobre o conflito na Faixa de Gaza. Sassá afirmou que Lula deveria pedir desculpas por comparar o genocídio na região com os crimes cometidos contra o povo judeu durante o regime nazista.

A nota condena veementemente a postura do vereador, acusando-o de minimizar as atrocidades cometidas pelo governo de extrema direita de Israel e de fazer coro com vozes que apoiam o genocídio na região, que já vitimou milhares de pessoas, incluindo crianças, idosos e mulheres grávidas.

Além disso, a nota ressalta a distorção feita por Sassá ao confundir política com religião, nfatizando que as críticas de Lula foram direcionadas ao governo de Benjamin Netanyahu e não ao povo judeu como um todo. Setores da própria comunidade judaica têm se manifestado contra as ações do governo israelense, comparando-as às práticas do regime nazista.

A nota reforça ainda que as declarações de Sassá não representam o Partido dos Trabalhadores (PT), que historicamente apoia a luta do povo palestino pela criação de seu próprio país. Ao se alinhar com interesses dominantes, Sassá coloca-se como subalterno e desvia do posicionamento do partido.

Por outro lado, destaca-se a coragem de Lula em denunciar o genocídio na Faixa de Gaza e sua posição alinhada com os direitos humanos. A nota enfatiza que errado não é denunciar as atrocidades, mas sim calar-se diante delas.

Por fim, a nota conclui exigindo que o vereador Sassá peça desculpas ao PT, seus filiados e à cidade de Manaus por não convocar o prefeito David Almeida para prestar esclarecimentos sobre uma viagem de jatinho.

Confira a Nota

Repudiamos as falas do vereador Sassá ao afirmar que o Presidente Lula deve pedir desculpas pelas declarações que fez a respeito do genocídio que ocorre na Faixa de Gaza ao compará-lo com o que ocorreu ao povo judeu no regime nazista.

Sassá passa pano para as atrocidades cometidas e faz coro com as vozes dos que apoiam o genocídio de crianças (10 mil mortos até o momento), de idosos, de mulheres grávidas, praticado pelo governo de extrema direita de Israel.

Sassá confunde política com religião. Lula não chamou os judeus de genocidas, mas o governo de Benjamin Netanyahu. Setores do próprio povo judeu condenam as ações de Netanyahu e concordam que suas ações se assemelham ao que foi praticado pelo regime nazista contra o povo judeu.

Com essa posição, Sassá mais uma vez se coloca como subalterno dos interesses dominantes e não representa o PT, uma vez que o Partido tem uma linha de apoio ao povo palestino em sua luta pela criação de seu próprio país.  As falas de Sassá vão servir somente para os neofascistas atacarem Lula.

Lula é o único estadista mundial que tem a coragem de se colocar claramente contra o genocídio que acontece na Faixa de Gaza praticado pelo Estado Israelense.  Erro não é denunciar isso como genocídio e comparar com o que ocorreu com os judeus na Segunda Guerra mundial. Errado, desumano e covardia é se calar diante dessas atrocidades, desses crimes de guerra.

Lula tem razão e não deve pedir desculpas, pois está do lado certo da história.  Já o vereador Sassá tem que pedir desculpas ao Partido dos Trabalhadores, seus filiados e à cidade de Manaus por não convocar o prefeito David Almeida para se explicar sobre a viagem de jatinho.

#lulatemrazao

Manaus, 20 de fevereiro de 2024

Núcleo do PT de Petrópolis

Zé Ricardo – economista e advogado

Eric Sousa – Direção Nacional da Resistência Socialista

Professor Delfino – Núcleo IDC

Inaldo Seixas – Economistas pela Democracia

Núcleo Construindo o Poder Popular (CPP)

Núcleo Juntos Somos Mais Fortes (Itacoatiara)

Núcleo 13 de Março

Núcleo Ajuricaba

Alvatir Carolino da Silva – cientista social, doutor em antropologia

Josélio Oliveira – Sindipetro

Sebastião Magalhães – Coletivo Val Paraíso

Renilldo Viana – Coordenador Geral Sinasefe/Manaus

Lorenzo Gondin – Funcionário dos Correios

Márcio Nery – Núcleo Che Guevara

Artigo anteriorHelicóptero com 7 pessoas cai na cidade de Barueri, na Grande SP
Próximo artigoSenador Eduardo Braga destaca ligação de Flávio Dino com o Amazonas durante despedida do Senado