Aylah Gabrielly de Sousa Oliveira, 19 anos, que estava desaparecida desde agosto, foi localizada no Japão, onde está detida após tentar entrar no país com substâncias ilícitas. A informação foi confirmada pela família em nota divulgada nesta terça-feira (2).

Segundo o comunicado, a jovem se encontra sob custódia da polícia japonesa em uma delegacia da província de Osaka. Aylah também está internada em uma unidade hospitalar, mas, conforme os familiares, seu estado de saúde é considerado bom. A nota não esclarece os motivos da internação.

Desaparecimento e viagem suspeita

Aylah deixou Manaus no dia 28 de agosto informando à mãe, Elisandra Castro, que faria uma viagem a passeio para São Paulo. Um dia depois, ela enviou uma mensagem dizendo que havia se hospedado em um hotel, sem revelar o endereço.

À tia, relatou que se encontraria com um homem, supostamente namorado, que teria custeado outra viagem, em abril. Poucos dias depois, disse à mãe que seguiria para a Bahia e chegou a mandar uma foto dentro de um carro na zona norte de São Paulo.

A partir de então, a família perdeu contato com a jovem. O desaparecimento foi registrado em uma delegacia no Pará, enquanto parentes passaram a mobilizar as redes sociais em busca de informações.

Localização no Japão

O mistério aumentou quando, no dia 19 de agosto, o último sinal do celular de Aylah indicou que o aparelho estava conectado ao Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka, a quase 500 km de Tóquio. Em seguida, o telefone foi desligado.

Segundo a mãe, a jovem era bastante ativa nas redes sociais e costumava fazer videochamadas diárias, o que reforçou a estranheza diante do sumiço.

Agora, com a confirmação da prisão, a família aguarda mais informações das autoridades japonesas e cobra acompanhamento do caso pelas instâncias diplomáticas brasileiras.

Artigo anteriorGalapagos Capital desmente negociação com Reag Investimentos
Próximo artigoRoberto Cidade propõe alterações na legislação para garantir melhorias e ampliação do atendimento às pessoas com TEA no Amazonas