Municípios brasileiros, dentre os quais algumas das maiores capitais do país, negaram que tenham aplicado imunizantes da vacina da FioCruz/AstraZeneca fora do prazo de validade na população. As negativas públicas vieram nesta sexta-feira (2), após reportagem do jornal Folha de S. Paulo indicar que mais de 25 mil doses do imunizante vencidos tinham sido distribuídos e utilizados.

Em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas se manifestaram através de nota em relação à reportagem da “Folha de S. Paulo” sobre o suposto uso de vacinas vencidas no país.

A Semsa informa que, desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, não houve registro de lotes vencidos na Divisão de Imunização do Município (Divim), nem a aplicação de qualquer dose fora do prazo de validade.

A secretaria esclarece que todos os lotes recebidos são devidamente registrados nos sistemas de informação, onde também são cadastrados os dados do vacinado, local e hora da aplicação da dose, além dos dados do vacinador. As informações são repassadas ao Ministério da Saúde, para monitoramento e transparência do processo de vacinação. A Semsa vai apurar, junto ao DataSus, a possibilidade de erros nos registros no sistema do Ministério da Saúde.

A FVS-Am esclarece que todos os lotes de vacina que foram encaminhados pelo o Ministério da Saúde, via Programa Nacional de Imunização (PNI), foram distribuídos em tempo oportuno aos municípios, que são os responsáveis pelo armazenamento, aplicação e informação oficiais do Ministério da Saúde.

A FVS-AM realiza o monitoramento junto às Secretarias Municipais de Saúde em relação ao controle de estoque de vacina, de acordo com lote e data de vencimento e, não há registro, por estas secretarias, de aplicação de doses com data de validade vencida.

No entanto, a coordenação estadual do PNI está monitorando, junto aos municípios, para verificar se pode ter ocorrido falha de registro no sistema de informação; e quais as medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise.

Confira Matéria da Folha

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/07/milhares-no-brasil-tomaram-vacina-vencida-contra-covid-veja-se-voce-e-um-deles.shtml

 

Artigo anteriorHomem mata cachorro de colega de trabalho após discussão
Próximo artigoAdjuto Afonso reativa Rede Estadual de Mulheres Empreendedoras