Foto: Marfran Vieira/Sepror

Dando continuidades nas ações para fortalecer o setor primário amazonense, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, nesta quinta-feira (13/02), insumos para atender os pequenos pecuaristas, piscicultores e agricultores do município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus).

Aproximadamente 70 produtores rurais, que sofreram com a severa estiagem em 2024, foram atendidos com entregas de ração para bovídeos (bovinos e bubalinos), alevinos (filhote de peixe), e mudas de citros (laranja e limão).

De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, as ações integram o plano emergencial do Governo do Amazonas para atender os produtores que tiveram suas safras atingidas pela forte seca, visando também diversificar as alternativas de produções no campo, através das entregas de insumos.

“Estamos seguindo a determinação do governador Wilson Lima, trabalhando por aqueles que mais precisam. São entregues como essa que fazem toda a diferença na vida do pequeno produtor rural, pois, com isso, eles podem retomar suas atividades produtivas”, disse Daniel.

Para os pequenos pecuaristas, foram entregues quatro toneladas de farelo de soja e mais 1,2 tonelada de sal mineral, com a finalidade de suplementar a alimentação do rebanho de bovinos e bubalinos. Ao todo, 20 produtores foram beneficiados.

Aos agricultores familiares, foram entregues 900 mudas de citros distribuídos para 30 produtores rurais. Cada produtor vai receber 1 kit, composto por 20 mudas de laranja e 10 de limão.

“Agradeço a Deus e ao governador por esse incentivo. Com essas mudas de qualidade que recebi vou conseguir investir mais na agricultura, diversificando mais minha produção. Vou plantar agora para colher no futuro”, disse José Vieira, agricultor beneficiado com 1 kit de mudas de citros.

E para desenvolver a atividade da piscicultura no município, foram entregues 20 mil alevinos da mais alta genética, atendendo diretamente 20 piscicultores.

Artigo anteriorReconhecimento nacional: pró-reitor da UEA recebe Prêmio Jovem Cientista por impacto acadêmico e inovação científica
Próximo artigoGoverno suspende convênios de 4 ONGs do Programa Cozinha Solidária