19/12/2023 - Ricardo Stuckert / P

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta quinta-feira (30), com empresários do setor de mineração e representantes de bolsas de valores para discutir avanços regulatórios e estratégias para atrair investimentos internacionais ao setor.

Com informações da CNN Brasil.  Lula reforçou em mais de uma ocasião que as riquezas minerais “pertencem aos brasileiros” e destacou que o governo só firmará acordos que tenham como premissa a transferência de tecnologia.

Também participaram do encontro o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Silveira fez um discurso voltado à consolidação de marcos regulatórios e à segurança jurídica do setor mineral, citando o recém-instalado Conselho Nacional de Política Mineral, responsável por formular diretrizes para o segmento.

O ministro também citou o avanço da Política Nacional dos Minerais Críticos, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados e prevê uma série de benefícios fiscais ao setor.

O ministro ainda enfatizou a “responsabilidade ambiental” do Brasil e afirmou que o país é “irredutível” nessa pauta.

Entre as ações destacadas por Silveira estão a Política Nacional de Segurança de Barragens e o combate à mineração ilegal.

A reunião foi promovida pela Comissão Global de Investidores Mining 2030, iniciativa que reúne grandes players do setor e busca estabelecer uma visão de mineração sustentável, social e ambientalmente responsável.

A ideia da reunião é que o bom ambiente regulatório do Brasil — com incentivos fiscais e compromissos ambientais — seja transmitido pelos empresários a investidores no exterior.

O encontro ocorre em meio ao aumento global da demanda por minerais críticos e estratégicos, insumos essenciais para tecnologias modernas e para a transição energética.

O Brasil possui grandes reservas de boa parte desses minerais.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorEsmalte em gel causa câncer? Veja produtos proibidos pela Anvisa
Próximo artigoAmom Mandel flagra possível crime ambiental em Borba e aciona Ibama e Ipaam para investigar