
Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) percorreram o rio Ayari, em São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus) atendendo mais de 140 agricultores familiares indígenas da etnia Baniwa, de nove comunidades, com cadastros e emissão de documentos rurais. Os atendimentos se encerraram na última terça-feira (10/02).
Segundo o engenheiro agrônomo da Unidade Local (UnLoc), Roney Macedo, a equipe, composta dos técnicos Salvador Menezes de Andrade, José Renato Dantas de Lima e Roney, realizou uma viagem de dois dias para chegar às comunidades. Ao longo das atividades, foram emitidos 56 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) e 50 Cartões do Produtor Primário.
“Estes são documentos necessários para que os agricultores familiares possam acessar uma série de benefícios. Agora toda a região da calha do Rio Ayari está apta para participar de chamadas públicas”, destacou Roney.
A ação, que teve início no dia 4 de fevereiro, abrangeu as comunidades indígenas de Santa Isabel, Canadá, Ucuqui Cachoeira, Camarão, Macedônia, São José, São Joaquim, Uapui Cachoeira e Cará Igarapé e foi viabilizada por meio de uma parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), que custeou o transporte e a alimentação, e com o apoio da Prefeitura Municipal.







