Com o objetivo de homenagear, mas também de proporcionar debate e reflexão acerca da luta dos profissionais da educação da cidade de Manaus e do estado do Amazonas, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou ontem (26) a Sessão Especial em alusão ao Dia Mundial da Educação, comemorado dia 28 de abril. A iniciativa é de autoria do vereador Cel. Gilvandro Mota (PTC), com subscrição da vereadora Professora Jacqueline (PHS).

O dia 28 de abril foi escolhido, pois nesta data, no ano 2000, ocorreu o Fórum Mundial de Educação de Dakar, realizado no Senegal. A celebração é fonte de reflexão sobre o tema, já que o objetivo do encontro em 200, envolveu cerca de 180 países a fim de firmarem um compromisso mundial pela educação básica, de modo que esta fosse ampliada. Para isso, 164 nações assinaram um documento, conhecido como “Marco de ação de Dakar, educação para todos: cumprindo nossos compromissos coletivos”. O documento estabeleceu uma agenda para a educação, norteada em seis metas e um dos principais resultados é que desde então, o número de crianças e adolescentes fora da escola diminuiu quase pela metade.

O vereador Cel. Gilvandro Mota, autor da homenagem, além de parabenizar os educadores da cidade de Manaus e do Amazonas, lembrou a importância desses profissionais para o crescimento do país. “O educador é o construtor de uma nação e sempre prospectando o futuro, e por isso precisa de valorização no sentido da qualificação, respeito e salário adequado que lhe dê tranquilidade para viver e lecionar preparado, para que possa ter uma vida digna, a altura da nobreza da profissão”, destacou.

Para a vereadora Professora Jacqueline, que subscreveu a homenagem, a melhor homenagem que a Câmara realiza é a de educadores, a vereadora também aproveitou para pedir apoio às lutas salariais dos professores. “Os educadores merecem respeito e todas as homenagens, porque somos nós professores que fazemos a transformação de muitas vidas. Fico feliz desta Casa promover um momento tão sublime para tantas pessoas”.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) Bibiano Garcia, afirmou que sempre esteve em defesa dos professores e da educação. “Estamos vivendo um momento difícil, não apenas pela questão do reajuste, mas por não conseguirmos, por conta da lei, disponibilizar um reajuste justo para os professores. A vontade do Governo e do Secretário era de conceder muito mais que 15%. Sempre apoiei e me coloquei nas lutas em prol da educação e continuo firme buscando melhorias para esta classe”, disse.

Para a secretária da Secretaria de Educação do Município (Semed) Kátia Schweickardt esse dia é importante, pois a educação deve ser a principal política pública de qualquer governo. “É através da educação que se constrói a cidadania. A educação no Brasil é limitada, pois está estruturada de uma forma errada. Para além dos embates legítimos, temos por dever chamar a atenção quanto às diretrizes nacionais de Educação, pois já estamos no quarto mês do ano e até agora não sabemos quais serão as novas regras e orientações para a pasta da Educação do Brasil”.

O evento contou com a participação de representantes das principais instituições de ensino da cidade de Manaus. Foram convidados para participar da homenagem: Kátia Serafina Schweickardt, secretária da Semed – Secretaria Municipal de Educação; Luiz Castro secretário da Seduc – Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino; gestores, professores, funcionários e alunos das Escolas Municipais e Estaduais; Colégio Manauara Lato Sensu; Colégio Palas Atena; Faculdade Estácio do Amazonas; Faculdade Martha Falcão Wyden; Faculdade La Salle; Centro Universitário do Norte – Uninorte; dentre outros.

Artigo anteriorA INTERNET E OS IDIOTAS – Felix Valois                       
Próximo artigoMais de 1 milhão de pessoas já assistiram “Superação – O milagre da fé”