Reprodução/Redes sociais

A deputada federal e ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB), que está em tratamento contra um câncer de mama triplo negativo, considerado um dos tipo mais agressivos da doença, informou, na noite desse domingo (18/1), que foi internada para tratar uma pneumonia.

De acordo com Roseana, ela havia recebido alta na quinta-feira (15/1), mas precisou voltar para o hospital no dia seguinte, em razão do problema pulmonar. Ela está internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e a última sessão de quimioterapia, marcada para 27 de janeiro, foi suspensa pela equipe médica.

“Agora, vou direto para a cirurgia, e estou muito esperançosa. Acho que vai dar tudo certo. Conto com a oração de vocês e, claro, com a proteção de Deus”, disse a deputada em vídeo publicado nas redes sociais.

Câncer agressivo

O diagnóstico de Roseana Sarney foi revelado em agosto de 2025. Desde então, a deputada, de 72 anos, tem compartilhado detalhes do tratamento por meio das redes sociais. De forma positiva, ela diz que o processo não tem sido fácil, mas mantém a esperança na cura.

Segundo a American Cancer Society, o câncer de mama triplo negativo representa entre 10% e 15% dos casos da doença. Ele é considerado mais agressivo porque cresce e se espalha rapidamente, tem menos opções de tratamento e apresenta prognóstico mais desafiador.

Histórico de tratamentos

Esta não é a primeira vez que Roseana enfrenta um câncer. Em 1998, ela foi diagnosticada com a doença e passou por quatro cirurgias, incluindo a retirada de um nódulo no pulmão, um tumor na mama, uma histerectomia e a remoção de nódulos intestinais.

À época, os procedimentos foram realizados pelo médico Raul Cutait e duraram cerca de oito horas. Até 2016, Roseana havia passado por 23 cirurgias para remoção de tumores benignos e malignos — o primeiro deles aos 19 anos.

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorCompanheiro de Endrick faz gol “impossível” em vitória do Lyon; assista
Próximo artigoTraficante investigada por dopar turistas é presa com 10 kg de maconha