Com valor estimado em R$ 12,5 milhões liberados via emenda parlamentar do senador Omar Aziz (PSD-AM), o projeto básico do primeiro museu dedicado aos bois-bumbás Caprichoso e Garantido foi finalmente aprovado e agora deve ter sua construção iniciada no município de Parintins.
O espaço terá capacidade para receber até 360 turistas por dia na ‘Ilha Tupinambarana’, que desde 2018 é oficialmente reconhecida como a Capital Nacional do Boi Bumbá graças a projeto de lei autoria de Omar.
O empreendimento turístico deve ser implementado na Praça da Liberdade, no Centro de Parintins, em uma área total de 2,1 mil metros quadrados. O museu vai promover a preservação do patrimônio cultural, material e imaterial dos bumbás e do Festival Folclórico de Parintins, que em sua 56ª edição atualmente constitui um dos maiores atrativos turísticos do Amazonas e movimenta mais de R$ 50 milhões na economia.
O senador destacou que Parintins possui uma importância vital na sua trajetória política, e que iniciativas como as do Museu dos Bumbás ajudam a fomentar o turismo e economia da nossa região.
“Quando fui governador do Amazonas, reformamos o Bumbódromo em uma grande operação de revitalização e infraestrutura para o Festival de Parintins. Já no senado, propus um projeto de lei que tornou Parintins a capital nacional do Boi-bumbá. Esta é uma manifestação que ultrapassou todas as barreiras geográficas e é nossa obrigação reconhecer e divulgar o trabalho de milhares de artistas parintinenses”, afirmou Omar Aziz.
Segundo a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), a composição do projeto abarca elementos e conceitos relativos à cultura indígena do município, com traçados que remetem itens ligados ao Festival de Parintins, como peixes, cocar, banzeiro, dentre outras características regionais. A configuração da planta, que já foi apresentada ao prefeito Bi Garcia, conserva toda a área verde e as tradicionais esculturas da praça onde será construída.