Presidente do Sindespecial, Willian Enock e o vice Gabriel Enock

O Sindicato dos Trabalhadores em empresas de Transportes Especiais, Turismo, Fretamento, Locadoras e Carro de Valores Intermunicipal de Manaus (Sindespecial/Am), ingressou dia 09 deste mês, na 5ª Vara do Trabalho, com pedido de Ação civil pública contra a empresa Kaele Ltda – Kl RentC a ar.

De acordo com o Sindespecial, o motivo da ação a Kaele, são as práticas de atos antissindicais e abusos na relação de trabalho.

O juiz Mauro Augusto Ponce acatou ao pedido do sindicato determinando que a empresa pare de praticar atos que desestimulem a associação ao sindicato sob pena de multa de R$ 5 mil por nova conduta comprovada.

Segundo o sindicato,  os trabalhadores são assediados pela empresa a se desvincular do Sindiespecial sob a promessa de melhoras condições de trabalho, melhor remuneração, mais benefícios e regalias.

O Sindespecial afirma, também, que mais de 191 trabalhadores se desvincularam do sindicato por interferência da empresa em um período curto de duas semanas.

Segundo o advogado Vilson Benayon Filho, responsável pela propositura da Ação Civil Pública “trata-se de um ato criminoso, ilegal e imoral, que visa enfraquecer a estrutura do Sindicato, tornando o empregado vulnerável na relação de trabalho, inclusive abrindo mão da Convenção Coletiva da Categoria”

A empresa Kaele Ltda – KL Rent a Car, que opera o Transporte Escolar Municipal foi denunciada no Ministério Público do Trabalho e na Justiça do Trabalho, tem, atualmente, contrato de prestação de serviço com a Prefeitura de Manaus na locação de 32 veículos automotores – tipo ônibus, com motorista e monitor, para atender as necessidades escolares da SEMED.

Segundo as argumentações do sindicato, os trabalhadores não tomaram ciência dos termos do contrato de trabalho.  

Artigo anteriorEduardo Braga comemora aprovação do novo programa Minha Casa, Minha Vida
Próximo artigoSenador Omar se reúne com Ministro Haddad e lideranças para discutir Arcabouço Fiscal