O empresário Bruno Mendes de Jesus foi preso em Roraima, transportando barras de ouro em uma Toyota Hilux, durante abordagem na BR-401, em Boa Vista

A Justiça condenou a 8 anos e 11 meses de prisão o empresário Bruno Mendes de Jesus, pelos crimes de transporte de matéria-prima pertencente à União sem à devida autorização legal e por porte ilegal de substância tóxica (mercúrio).

Além da pena de reclusão, o empresário foi multado com 89 dias-multa no valor de um salário-mínimo vigente à data dos fatos.

O infrator foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com mais de 103 kg de ouro, avaliado em mais de R$ 54 milhões.

Bruno Mendes foi preso em agosto deste ano na BR-401 (Ponte dos Macuxis), em Boa Vista (RR), após denúncia do Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com o MPF, a investigação ainda está em andamento, podendo resultar na imputação de outros crimes e no oferecimento de denúncias contra outras pessoas, a depender do resultado do inquérito.

Segundo informou o MPF, o órgão vai recorrer para buscar a reparação civil dos danos morais coletivos e para que a condenação também inclua o crime de receptação, uma vez que há prova consistente de que o ouro apreendido é objeto de exploração ilegal.

A atuação deste caso é do 2º Ofício da Amazônia Ocidental do MPF – especializado no combate à mineração ilegal e a crimes relacionados, como lavagem de dinheiro, associação criminosa e delitos ambientais – e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal em Roraima (Gaeco/MPF).

Artigo anteriorBraga destaca união política e resultados concretos para o Amazonas em encontro com prefeitos e bancada federal
Próximo artigoForça Aérea Brasileira intercepta avião da Venezuela em área restrita sobre a Terra Indígena Yanomami