
A Fundação Getúlio Vargas, por meio do Centro de Excelência em Varejo (FGVcev), está na reta final de formação da delegação amazonense que participará da NRF 2026 – Retail’s Big Show, considerado o maior e mais influente evento de varejo do planeta. A feira acontece entre 11 e 13 de janeiro, em Nova York (EUA), reunindo mais de 40 mil profissionais, 6 mil marcas e líderes das maiores varejistas globais.
A mobilização no Amazonas é liderada pelo estrategista empresarial, especialista em varejo e idealizador do Instituto Brasileiro de Vendas e Varejo (IBVV), Marcelo Salum, representante do FGVcev no Estado. Ele destaca que a missão internacional é uma oportunidade decisiva para empresários e gestores da região Norte ampliarem sua visão estratégica e acessarem, de forma direta, as tendências que guiarão o setor nos próximos anos.
A NRF é uma imersão que transforma a forma como o empresário enxerga o próprio negócio. Para quem atua na região amazônica, onde os desafios logísticos, tecnológicos e operacionais são diferentes do restante do país, estar em contato com o que há de mais avançado no mundo é essencial. A partir daqui, conseguimos adaptar ideias, inovar com mais precisão e fortalecer ainda mais o varejo regional”, afirma Salum.
A edição de 2026 trará temas que refletem a rápida evolução do mercado, com destaque para Inteligência Artificial aplicada ao varejo, uso estratégico de dados, automação, novos modelos de consumo, sustentabilidade, experiência do cliente e tendências globais de operação e supply chain. As palestras incluem CEOs e executivos das empresas mais inovadoras do setor como, por exemplo, de Sundar Pichai (CEO do Google e Alphabet), Rogerio Barreira (Presidente do McDonald’s Brasil) e Harley Finkelstein (Presidente da Shopify).
Além da programação oficial, os participantes da delegação do Amazonas terão acesso a visitas técnicas em Nova York, conhecendo na prática cases de sucesso, lojas-modelo e soluções escaláveis que podem ser adaptadas à realidade dos empreendimentos locais.
Segundo Salum, o impacto da viagem vai além do aprendizado individual. “Nosso objetivo é que cada empresário retorne com capacidade real de implementar melhorias, revisar processos, fortalecer sua operação e ampliar resultados. O que se aprende em Nova York reverbera no desenvolvimento do varejo amazonense como um todo, porque o conhecimento é compartilhado e aplicado na prática.”
Ao retornar ao Brasil, os participantes também terão acesso ao PÓS-NRF Manaus 2026, evento que consolida os aprendizados e dissemina insights para a comunidade empresarial local.
Bônus
Com a proximidade do evento, restam apenas as últimas vagas da delegação, e os interessados precisam se antecipar para garantir participação. A FVG e o IBVV estão com uma condição especial para os empresários que confirmarem presença nos próximos dias. “Quem deseja viver essa experiência precisa correr. É uma oportunidade única de acompanhar as direções que vão orientar o varejo mundial no próximo ciclo”, reforça Salum.
Serviço
Empresários interessados em integrar a comitiva podem obter informações pelo contato (92) 99966-2674 ou pelas redes sociais @ibvv.br e @marcelo.salum.







