
Os empresários Mauro Lúcio Mansur da Silva e José Paulo de Azevedo Sodré Neto, foram presos nesta manhã (20) pela operação Entulho, da Polícia Federal em conjunto com a Receita Federal e Ministério Público Federal. Eles donos da Tumpex, empresa concessionária de coleta de lixo em Manaus.
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal/SJAM – Especializada no Julgamento de Crimes de Lavagem de Capitais, contra o Sistema Financeiro e Cometidos por Organizações Criminosas. Ao todo foram expedidos 13 mandados de busca e apreensão, além de mandados de prisão.

A Operação Entulho tem como alvos pessoas envolvidas em fraudes na prestação do serviço de coleta de lixo e limpeza pública.
O objetivo da PF e Receita Federal é obter provas relativas às operações fraudulentas utilizadas para esconder a ocorrência de sonegação fiscal, obtenção de notas fiscais “frias” e lavagem de dinheiro, entre os anos calendário de 2016 e 2021, no valor total de R$ 245 milhões.

Com a operação, os órgãos envolvidos apuram indícios encontrados durante as investigações de prática de diversos crimes, tais como: sonegação fiscal, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.








