
As inscrições para concorrer à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), pelo Quinto Constitucional da Advocacia, foram encerradas às 15h desta sexta-feira (31) com 18 advogados e advogadas inscritos. A cadeira em disputa era ocupada anteriormente pelo desembargador Domingos Chalub.
O processo segue agora para a fase de votação, marcada para o dia 19 de dezembro de 2025, quando os profissionais da advocacia amazonense escolherão seis nomes que irão compor a lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM).
Após a definição da lista sêxtupla, os nomes serão encaminhados ao Tribunal de Justiça do Amazonas, que reduzirá a relação a três candidatos (lista tríplice). A decisão final caberá ao governador do Estado, responsável por nomear o novo desembargador.
Mulheres ampliam participação na disputa
Entre os 18 inscritos, estão 8 mulheres e 10 homens, o que demonstra o fortalecimento da presença feminina em processos de alta relevância institucional na advocacia amazonense. A diversidade de nomes e trajetórias reforça a expectativa de uma disputa equilibrada e representativa.
Confira os candidatos inscritos ao Quinto Constitucional do TJAM
- Adriane Cristine Cabral Magalhães
- Aniello Miranda Aufiero
- Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho
- Carlos Eduardo da Silva Bittencourt
- Carmem Valerya Romero Salvioni
- Caroline Ribeiro Frota Moreira
- Catharina de Souza Cruz Estrella
- Elaine Bezerra de Queiroz Benayon
- Eugênio dos Santos Gomes
- Fábio Agustinho da Silva
- Flávio Cordeiro Antony Filho
- Giselle Falcone Medina
- Grace Anny Fonseca Benayon Zamperlini
- Hamilton Novo Lucena Junior
- João Antonio da Silva Tolentino
- José Ivan Benaion Cardoso
- Laura Maria Santiago Lucas
- Marco Aurélio de Lima Choy
A eleição promete ser uma das mais concorridas dos últimos anos no sistema do Quinto Constitucional, mecanismo que garante à advocacia participação direta na composição dos Tribunais de Justiça estaduais.










