
A cerimônia de assinatura do convênio para construção de 400 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, nesta segunda-feira (5), em Tefé, revelou mais do que uma agenda administrativa: colocou lado a lado no mesmo palanque adversários políticos históricos, como o governador Wilson Lima (União Brasil) e os senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Omar Aziz (PSD-AM).
O evento, conduzido pelo ministro das Cidades, Jader Filho, e articulado pelo prefeito Nicson Marreira, expôs o contraste de projetos políticos que devem se enfrentar novamente nas eleições de 2026.
Apesar do tom institucional, os discursos refletiram os posicionamentos ideológicos.
Omar Aziz, pré-candidato ao governo do Amazonas, enalteceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e criticou a descontinuidade de políticas públicas nos últimos anos.
“Foi preciso o Lula voltar para que a gente pudesse fazer isso aqui. Dizer que o Lula não se preocupa com os pobres é uma grande mentira”, afirmou, arrancando aplausos.
Eduardo Braga, que disputou o governo contra Wilson Lima em 2022, direcionou suas críticas à paralisação de obras habitacionais em governos anteriores e destacou que Lula já liberou recursos para retomar projetos como o conjunto habitacional Castanheira, abandonado há anos.
“Voltamos a ter uma política que olha para os humildes”, disse o senador.
Por sua vez, o governador Wilson Lima, apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), evitou mencionar o nome do presidente Lula durante todo o discurso — mesmo após os elogios diretos ao governo federal feitos por seus antecessores no microfone.
Apesar de agradecer ao ministro Jader Filho e ao governo federal, Lima manteve o tom neutro e o alinhamento com a direita, num gesto coerente com sua postura recente de aproximação com o bolsonarismo.
O ministro Jader Filho, por sua vez, buscou apaziguar os ânimos e reforçar o discurso de reconstrução do pacto federativo.
“Esse é o recado que eu trago do presidente Lula: independente de que lado estivermos, o que nós temos é que somar esforços para cuidar do povo do Amazonas”, disse, ao mencionar o aporte de R$ 10 milhões do governo estadual para o projeto.
O encontro evidenciou não só um raro momento de coesão institucional em meio a divisões partidárias mas, também, antecipou o cenário polarizado das eleições de 2026.
Omar Aziz, possível adversário da cadeira Wilson Lima na disputa pelo governo estadual, tem intensificado sua agenda no interior ao lado de aliados de Lula.
Wilson Lima, por sua vez, reforça sua posição como líder da direita local, tendo participado de atos em apoio ao ex-presidente Bolsonaro.
Investimento e impacto social
O convênio assinado prevê a construção de 400 moradias nos Residenciais Nova Tefé I, II e III, com investimento de R$ 52 milhões oriundos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
Segundo o IBGE, Tefé tem cerca de 59 mil habitantes e a ação deve beneficiar aproximadamente 1.600 pessoas.
Ao final do evento, o prefeito Nicson Marreira celebrou o momento como histórico para o município e destacou o esforço conjunto. “Essa conquista só foi possível graças à união de esforços entre o Governo Federal, o Governo do Estado, os nossos senadores, deputados e a Prefeitura. Sem essa parceria, nada disso seria possível”, afirmou.










