Reprodução/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 teve seu tema de redação divulgado neste domingo (9/11) pelo ministro da Educação, Camilo Santana: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O assunto, que aborda uma temática social relevante, segue a linha de minorias cobrada em anos anteriores, como a valorização da herança africana (2024) e o trabalho de cuidado feminino (2023).

Mais de 4,8 milhões de candidatos em 1.804 municípios em todo o país iniciaram o primeiro dia de provas. Os portões foram fechados pontualmente às 13h, com as provas começando às 13h30. O exame se estende por este domingo e o próximo sábado, 16 de novembro.

Estrutura e Conteúdo do Primeiro Dia

No primeiro dia, os candidatos têm 5 horas e 30 minutos para responder a 90 questões objetivas e elaborar a redação. As questões estão divididas em quatro provas objetivas de múltipla escolha (45 questões cada), abrangendo as áreas de Linguagens e Ciências Humanas. Os conhecimentos testados incluem língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

A prova de redação, que vale de 0 a 1.000 pontos, exige um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, baseado na situação-problema proposta, textos motivadores e conhecimentos gerais dos estudantes.
Calendário Especial no Pará

Excepcionalmente, três municípios do Pará – Belém, Ananindeua e Marituba – terão a aplicação das provas em datas diferenciadas: 30 de novembro e 7 de dezembro. A medida visa minimizar os impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá no estado no mesmo período da aplicação nacional do Enem.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorAmazonense brilha no RJ e conquista Campeonato Brasileiro de Muay Thai
Próximo artigoRompimento de reservatório causa morte e deixa rastro de destruição em Campina Grande