
Energia começa a voltar em bairros de Manaus, mas de acordo com nota da Amazonas Energia, o sistema nacional segue inoperante. Para normalizar na capital amazonense a concessionária informa ativou 50% da sua carga para o dia, por meio de geração interna e uso da Usina Hidroelétrica de Balbina.
A nota afirma ainda que o linhão de Tucuruí continua inoperante pelo Operador Nacional do Sistema – ONS. As cidades de Parintins e Itacoatiara conectadas ao SIN estão sem energia. As cidades de Manacapuru, Iranduba e Presidente Figueiredo estão com as cargas prioritárias dos hospitais normalizadas.
O apagão afetou os municípios do Amazonas por volta das 7h32, no mesmo horário que afetou o fornecimento em quase todos os estados do Brasil. Apenas Roraima não foi afetado pelo blecaute, por não estar interligado ao SIN.
Apagão afetou internet
O apagão de energia elétrica em Manaus também impactou a conexão de internet em vários bairros da capital amazonense. De acordo com nota da Conexis Brasil Digital, uma associação que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade como Tim, Vivo, Oi, Algar e Sercomtel, as falhas no fornecimento acontecem por conta da falta de energia elétrica, que atingiu não apenas o Amazonas, mais outros Estados do Brasil.
Ainda na nota, a associação afirmou que as operadoras trabalham para a retomada do serviço. “As operadoras já estão trabalhando para reestabelecer os serviços no menor prazo possível”, disse ainda.







