A Eneva, maior operadora privada de gás natural em terra do Brasil e geradora integrada de energia, está investindo na implantação do projeto termelétrico Azulão 950, nos municípios de Silves e Itapiranga, no estado do Amazonas. Por meio do Programa Grandes Empreendimentos, iniciativa da Childhood Brasil, a Eneva assumiu o compromisso público de atuar na prevenção e no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
 
A primeira ação da Childhood Brasil é a realização de um diagnóstico da situação das violências contra crianças e adolescentes nos municípios de Itapiranga e Silves, no Amazonas, com foco na violência sexual e de um mapeamento dos fatores de risco e das oportunidades para impactar nos direitos humanos de crianças e adolescentes durante a realização do empreendimento.
“A parceria com a Childhood Brasil nos ajuda a estruturar as nossas ações direcionadas a empregados, fornecedores e a comunidades na prevenção e na conscientização das violências contra crianças e adolescentes, em especial a exploração sexual, um problema de toda a sociedade e que está ainda mais presente na região Norte”, afirma Lino Cançado, CEO da companhia.
 
A partir do diagnóstico e da metodologia do Programa Grandes Empreendimentos, um projeto de intervenção será iniciado com ações intramuros que sensibilizam e engajam os colaboradores e fornecedores como agentes de proteção de crianças e adolescentes durante seu tempo de permanência no território. Também haverá ações extramuros com a rede municipal de serviços, para capacitação de seus funcionários para atuar em casos de violência, com foco na violência sexual, e prestação de assessoria aos municípios para elaborar e implantar fluxos e protocolo de atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência de acordo com a Lei 13431/2017 e o Decreto 9603/2018.
 
“Estamos desenvolvendo o plano de ações estratégicas em conjunto com a Childhood Brasil. Nosso objetivo é fortalecer a rede de proteção das crianças e dos adolescentes, começando com o engajamento dos nossos funcionários e reverberando as principais mensagens para conscientização de toda a comunidade. Buscamos um diálogo próximo e transparente com toda a população sobre a questão da violência”, diz Flavia Heller, diretora-executiva de ESG e Estratégia.
 
Nas ações extramuros, a parceria com a Childhood Brasil prevê ainda a formação dos conselheiros tutelares e de profissionais da rede de ensino dos municípios de Silves e Itapiranga por meio do Crescer sem Violência, uma iniciativa da Childhood Brasil em parceria com Canal Futura e Unicef que prepara os profissionais para a identificação de crianças e adolescentes em situação de violência, especialmente a violência sexual, criando nos municípios uma cultura da prevenção e notificação de eventuais casos.
 
Este ano, a Childhood Brasil completa 25 anos e segue com a missão de inspirar, promover e desenvolver ambientes seguros e soluções para prevenir e enfrentar a violência sexual, bem como a violência contra crianças e adolescentes.
 
“O compromisso da ENEVA com a proteção de crianças e adolescentes contra violências, em especial contra a violência sexual, demonstra a maturidade da companhia na compreensão do problema e do seu papel social na construção de um legado que vai gerar vínculos fortes e um impacto positivo nos municípios de área de influência direta do Azulão 950, Silves e Itapiranga. Compreender os riscos e se posicionar pelo respeito aos direitos de crianças e adolescentes é um passo importante para sua garantia”, afirma Eva Dengler, Superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil.
 
Sobre a Eneva
 
A Eneva é uma empresa integrada de energia, atuando desde a exploração e produção até o fornecimento de soluções de energia. Com ativos em diversos estados brasileiros, a empresa opera 14 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 63 mil km², a maior do Brasil. Possui um parque de geração com 5,95 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, e o Complexo Solar Futura na Bahia, que iniciou operação em 2023.
 
Sobre a Childhood Brasil
 
A Childhood Brasil, faz parte da World Childhood Foundation, organização sem fins lucrativos criada em 1999, por Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia. É pioneira em estimular, promover e desenvolver soluções para prevenir e enfrentar o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes no país. Foi reconhecida em 2021, 2022 e 2023 como uma das 100 Melhores ONGs do país. Para mais informações, acesse o site www.childhood.org.br.

Artigo anteriorRodri diz que colocaria outro jogador à frente de Vini Jr na Bola de Ouro
Próximo artigoAtleta do programa ‘Manaus Olímpica’ conquista medalha internacional inédita no Sul-Americano de Natação