Os profissionais da educação de Nova Olinda do Norte (a 134 quilômetros de Manaus), não terão a mesma sorte dos profissionais do pequeno município de Anamã que pagou no dia 26 do mês passado o abono salarial de R$ 15 mil para 148 profissionais da Educação da rede municipal. Isso porque o prefeito Adenilson Reis (MDB) usou as redes sociais para explicar o atraso no pagamento do abono do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Enquanto em Anamã, município de 13 mil habitantes o pagamento do benefício injetou R$ 2 milhões na economia do município, em Nova Olinda do Norte, com uma população de mais de 38 mil, nada será injetado na economia do município da Calha do Madeira depois da decisão anunciada do prefeito Adenilson Reis.

Segundo o prefeito Adenilson Reis, o pagamento do abono é algo que acontece em janeiro do ano seguinte e que os servidores deveriam ‘confiar’ nele e no seu histórico de pagamento.

Em tom conciliador, Adenilson Reis disse que os comentários sobre o suposto atraso no pagamento do abono tem origem em campanhas oposicionistas lideradas, conforme destacou, por pessoas que não gostam de sua administração. “Esses comentários partem de pessoas que não têm relação nenhuma comigo. É uma cobrança assim que parece que o mundo vai acabar”.

Quanto ao calendário do desembolso, Adenilson disse que depende de recursos a serem repassados à prefeitura, o que deve alterar os cálculos da verba integral. “Todos os abonos que eu paguei foram em janeiro.  Por que que eu não anunciei até agora? Primeiro, eu não sei quanto vai entrar de recurso até o dia 28”.

Ainda com relação ao abono Fundeb, Adenilson Reis falou da limitação do gestor face ao impedimento de lei, como a que determina o pagamento de 70% do Fundeb e a outra proíbe este pagamento.

Conforme justificou, a lei complementar 173 proíbe o pagamento de abono, além da lei do novo Fundeb que os gestores precisam cumprir os 70%. Se cumprir os 70%, descumpre a 173. “Está entre a cruz e espada”, explica.

Artigo anteriorLuiza e Maurílio: mulher é agredida após anunciar cancelamento de show
Próximo artigoAtriz mexicana é assassinada enquanto esperava filho