Fotos: Michel Amazonas

Alegria, brincadeiras, gritos de euforia e muitas toadas marcaram a Tarde Alegre Infantil do Boi-Bumbá Caprichoso, realizada neste domingo (19), no curral Zeca Xibelão. O evento fez parte da programação que celebrou os 112 anos do bumbá azul e branco, em uma tarde voltada à infância, à família e à preservação da cultura popular.

Criada em 1986, a Tarde Alegre Infantil é um dos projetos mais tradicionais do Caprichoso e deu origem à Escola de Artes Irmão Miguel de Pascalle. Em 2026, a iniciativa completará 40 anos de história, reafirmando seu papel na formação artística e cultural de crianças e jovens do boi negro da Amazônia.

A última edição de 2025 reuniu dezenas de famílias em uma programação repleta de diversão: brincadeiras, pipoca, algodão-doce e picolé fizeram a alegria da garotada. A ação é coordenada pelo Centro de Documentação e Memória Caprichoso (CEDEM) e conta com a parceria do Prodagin, projeto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Durante a festa, o Caprichoso prestou homenagem às crianças que estampam a capa do tema 2026, “Caprichoso, brinquedo que canta este chão”. No palco, o presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, apresentou os pequenos Miguel Souza, Iraê Beltrão, acompanhada da mãe, Ira Maragua, e João Mateus, representantes da nova geração do boi azul.

Para o coordenador da Tarde Alegre Infantil, professor Diego Omar, a celebração representa o encerramento de um ciclo. “Hoje é a última Tarde Alegre antes da próxima, que vai completar 40 anos. Segundo o Walter Lobato, a primeira foi em 1986. Então, ano que vem é pra comemorar quatro décadas dessa história. Foram seis Tardes Alegres antes do Festival e ainda tivemos essa de bônus, pra encerrar os 112 anos do Caprichoso com o público infantil. O curral estava cheio, com famílias e crianças que sabem que aqui é um espaço acolhedor. É uma alegria imensa”, afirmou.

Entre os participantes estava o pequeno Carlos Miguel, de seis anos, que gosta de ser chamado carinhosamente de Malu Dudu. Ele participou das atividades ao lado dos pais, Karolle Carvalho e Uilisses Vieira, que destacaram a importância da iniciativa.

“É muito importante despertar nas crianças, desde cedo, o amor e o contato com a nossa cultura. Nós, como pais, agradecemos porque o Caprichoso oferece essa base forte. É uma tradição que vem de geração em geração e mantém viva a cultura de Parintins”, disse Karolle.

Uilisses também destacou o papel do evento na continuidade das tradições. “É um momento muito bom para nossas crianças, que não deixa a cultura morrer. Desde os nossos pais, essa tradição vem sendo passada, e ver o Caprichoso realizando a Tarde Alegre é motivo de orgulho”, ressaltou.

Missa em ação de graças

O Boi Caprichoso completa 112 anos nesta segunda-feira, 20 de outubro, e a programação de aniversário será encerrada com uma missa em ação de graças, às 18h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Artigo anteriorCondomínio Quintas São José do Rio Negro no mercado imobiliário de Manaus com novas parcerias e condições exclusivas
Próximo artigoCorinthians sofre novo transfer ban por dívida com Cuiabá; veja punições