Kremlin Press Office / Handout/Anadolu via Getty Images

O enviado especial dos Estados Unidos para negociações de paz, Steve Witkoff, chegou a Moscou nesta terça-feira (2/12) para um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin. A visita tem como objetivo central discutir o plano de Washington para encerrar os combates na Ucrânia.

Acompanhando Witkoff está Jared Kushner, genro do presidente Donald Trump, o que sublinha a importância da missão para a administração americana. No entanto, o jornal francês Le Figaro aponta que a agenda das negociações pode ir além do cessar-fogo.

Segundo a publicação, representantes russos teriam abordado discretamente companhias americanas para apresentar perspectivas de negócios, incluindo contratos de exploração de minerais e hidrocarbonetos, como minas de terras raras e concessões de gás na Sibéria. A concretização desses acordos estaria condicionada à retirada das sanções impostas a Moscou.

O Le Figaro explica que “as negociações comerciais sempre estiveram no centro dos debates entre Washington e Moscou”, sugerindo que, por trás da diplomacia de paz, existem interesses econômicos significativos que podem influenciar o curso das discussões.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorAdolescente de 15 anos fere três pessoas em escola particular de Fortaleza
Próximo artigoDeputada Antônia Lúcia expõe crise conjugal e acusações contra Silas Câmara nas redes sociais