
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manaus realizou, nesta sexta-feira (28 de março), a abertura oficial de suas atividades para 2025.
O evento ocorreu no Plenário Adriano Jorge e contou com a presença de vereadores, servidores e convidados. A iniciativa visa promover a capacitação e o aprimoramento dos servidores públicos e fortalecer a cidadania por meio da educação.
A abertura do ano letivo abordou o tema “Escolas de Governo: formação e capacitação de agentes públicos”.
O assunto foi abordado pelos palestrantres Dr. Denison Melo, advogado e professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Dra. Jussara Pordeus, procuradora de Justiça do AM; e Dra. Luziane Figueiredo, advogada e professora da UEA.
A primeira palestra foi ministrada pela Dra. Jussara Pordeus, que fez uma análise sobre o tema “Como promover um ambiente de trabalho saudável e respeitoso dentro das instituições públicas”.
A segunda palestra, intitulada “Os desafios do serviço público e a qualificação do Servidor e de Agentes Políticos na administração pública”, foi ministrada pela Dra. Luziane Figueiredo.
Já Dr. Denison Aguiar abordou a “A importância das escolas de governo para a administração pública”.
Durante a cerimônia, o diretor da Escola do Legislativo, Edilson Rhasiley, destacou a importância das atividades oferecidas para a educação dos servidores e da comunidade em geral.
“Nosso objetivo é proporcionar conhecimento e aperfeiçoamento profissional, contribuindo para a formação cidadã e o fortalecimento das instituições públicas”, afirmou.
A Escola do Legislativo oferece cursos, palestras, seminários e treinamentos relacionados ao processo legislativo, administração pública e desenvolvimento profissional, atendendo vereadores, servidores públicos, estagiários e a população em geral.
A vereadora Professora Jaqueline (União Brasil) ressaltou o caráter social da instituição.
“A Escola cumpre um papel fundamental na formação e capacitação de nossos servidores e na aproximação da Câmara com a sociedade”, destacou.
Desde sua criação em setembro de 2007, a Escola do Legislativo ampliou seu alcance, oferecendo mais serviços e atingindo um público cada vez maior.
A estrutura conta com laboratório de informática, biblioteca e uma sala de aula com capacidade para 30 alunos. Em parceria com o Programa Interlegis do Senado e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), a instituição promove cursos presenciais e treinamentos à distância.
Para este ano, a expectativa é estabelecer novas parcerias e alcançar um público ainda mais amplo, reforçando o compromisso com a qualificação e cidadania em Manaus.
Participantes
A mesa diretora do evento foi composta pela vereadora Professora Jaqueline (União Brasil), o vereador João Paulo Janjão (AGIR), a diretora-geral da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Elane de Souza Alves, e o diretor da Escola do Legislativo, Edilson Rhasiley.
Participaram da mesa de honra os seguintes convidados: Ana Virgínia Silva Lemos, coordenadora da Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Serviço Público; Alexandre Santos do Carmo, subsecretário de Gestão de Processos – Semad; Joali Ingracia Santos, procuradora do trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT); Jussara Maria Pordeus, procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM); Helom Cesar da Silva, diretor da Escola Superior da Defensoria Pública; Ângela Neves Bulbol de Lima, Pró-Reitora de Administração e Finanças; Luziane de Figueiredo Simão, mestre em direito constitucional e professora adjunta da UEA; Alexandre Rivas, diretor-geral da Escola de Contas Públicas; Denison Melo de Aguiar, advogado e professor da UEA; e Sarah Simonetti, Coordenadora pedagógica da Escola Legislativa da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).