Foto: Alberto César Araújo / Aleam

A Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) fez um balanço das ações de 2024 que apontam avanços com a inserção de novas atividades e consolidação das existentes, que já fazem parte da tradição da Escola.

O diretor Jander Lasmar destacou que em 2024 o enfoque foi nos programas desenvolvidos na Escola. Ele enfatizou que foi um ano de grande visibilidade para os programas de Educação Cidadã. Segundo ele, a Escola atuou nos programas “Conhecendo o Legislativo” (Resolução nº 828/21), Parlamento Jovem (Resolução nº 375/05) e o Cidadão de Berço, que tramita na Casa a formalização de seu amparo legal.

Jander destacou, ainda, o novo projeto “Cidadão de Berço” como um dos avanços de 2024, com o qual a Escola concorreu no 39º Encontro da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), que aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de junho deste ano, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília.

O projeto tem parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), que indica as escolas e turmas do 1º ano do ensino fundamental I (de 6 a 7 anos). O “Cidadão de Berço” utiliza atividades lúdicas para construir conceitos sobre política, livre de preconceitos que colaboram com a cultura de rejeição ao tema.

“O ‘Cidadão de Berço’ foi inscrito no prêmio, na modalidade Comunidade e tivemos a oportunidade de apresentá-lo para representantes das Escolas do Legislativo e de Contas, momento singular que pôde dar visibilidade nacional às iniciativas pioneiras de alfabetização cidadã que a Gerência de Educação Cidadã abraça com muita dedicação e compromisso. O projeto não foi classificado, no entanto, sentimo-nos serenos quanto ao desempenho e a dimensão de valor agregado a essa experiência”, afirmou.

Em linhas gerais foram realizadas 13 atividades diversas solicitadas, pelos gabinetes dos deputados, 66 palestras, seminários, workshops, programas: Conhecendo o Legislativo, Parlamento e o Estudante, Parlamento Jovem e o Educando pela Cultura, além de 38 atividades diversas realizadas por órgãos parceiros.

O Conhecendo o Legislativo, que tem como objetivo estimular nos estudantes a reflexão crítica sobre o parlamento, a democracia e a consciência política, teve 1.468 participantes de 28 instituições.

O Parlamento Jovem é realizado em parceria com a Seduc, que leva estudantes a aprenderem sobre a função e o exercício do Poder Legislativo e, posteriormente, a vivenciarem por uma semana a rotina de um deputado estadual, inclusive com diplomação e atividade prática de um mandato com a elaboração de requerimentos. Teve 1.359 participantes de 23 instituições.

Eventos

  • Abertura do Ano Letivo com a palestra sobre “Sistemas Eleitorais e Coeficiente Eleitoral”, que foi ministrada pelo professor Leland Barroso, analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas: 06.03.2024;
  • 4º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Estado do Amazonas – Feclam: 18 e 19 de abril;
  • Culminância do projeto Cidadão de Berço: 29 de abril;
  • Semana de Educação Legislativa realizada no período de 13 a 17 de maio de 2024;
  • Programa do Parlamento Jovem 2024 cuja culminância no âmbito da Assembleia Legislativa ocorreu no período de 20 a 24 de maio de 2024;
  • 1º Encontro Estadual do Parlamento Jovem realizado no dia 25 de junho de 2024;
  • Workshop Gestão das emoções – Psicólogo Marcelo Pardo: 28 a 30.08.24;
  • Palestra Diabetes e Bem-Estar: Médica Priscila Lago (endocrinologista) e Daniele Belota (nutricionista) evento em parceria com a Diretoria de Saúde da Aleam – 22.10.2024;
  • Palestra Saúde do Homem – Dr. George Lins (médico cirurgião-geral, urologista, deputado da 20ª legislatura), evento em parceria com a Diretoria de Saúde 05.11.2024;
  • 6ª edição Prêmio Nestor Nascimento: 14.11
  • Aniversário 19 anos da Escola do Legislativo: 28.11
Artigo anteriorRoberto Cidade apresenta requerimento à OAB/AM solicitando a criação de Subseção da Ordem no Sul do Estado
Próximo artigoRecuperaFone: SSP-AM aguarda proprietários de 264 celulares nesta sexta-feira