A Escola Estadual Desembargador André Vidal de Araújo, localizada na avenida Timbiras, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, celebrou ontem (2), 35 anos de funcionamento. Para celebrar a data, estudantes e professores promoveram uma gincana escolar, além de apresentações de dança, show de talentos e torneio de voleibol.

Organizados em quatro grandes blocos (vermelho, verde, amarelo e azul), os estudantes, participaram, ao longo da semana, de atividades que compuseram a gincana. Ao todo, foram criadas dez tarefas distintas, que exigiam trabalho e determinação das equipes.

Dentre as atividades propostas estavam a utilização da página da escola no Facebook, para criar uma homenagem pela passagem do aniversário; construção de um jardim sustentável, usando materiais recicláveis; mobilização dos estudantes para se inscreverem no Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas; Sistema de Ingresso Seriado (SIS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); realização de um mutirão de limpeza nas salas de aula; e a construção de um jardim sustentável. A realização de cada atividade resultou em um saldo positivo para as equipes envolvidas na gincana.

De acordo com a professora de química da instituição, Elisângela Rocha, a competição foi muito positiva, porque mobilizou os estudantes a trabalharem em equipe e se empenharem para o cumprimento das atividades, principalmente na confecção do jardim sustentável, uma novidade na escola.

“Como os alunos passam a maior parte de seu tempo na escola, encontramos um modo de aproveitar esse tempo de forma criativa e sustentável. A ideia desse jardim é que os estudantes se sensibilizem quanto à importância do cuidado com o meio ambiente. Quando apresentamos a eles as tarefas, não imaginamos que eles iriam se empenhar tanto e o resultado foi bem melhor que o esperado”, afirmou a professora, que está há quatro anos na instituição.

Para o gestor da escola, professor Maurício Teixeira, a qualidade do ensino ofertado na unidade de ensino é uma característica marcante que tem sido constantemente aperfeiçoada. “O trabalho que desenvolvemos na escola tem como foco principal a qualidade do ensino, por isso, nossa proposta tem sido facilitar o aprendizado, chamar a comunidade e as famílias para dentro da escola, reforçar os nossos projetos e, dessa forma, garantir um futuro melhor para os nossos jovens”, destacou o gestor.

Aulas de redação

Além dos conteúdos trabalhados em sala de aula, de acordo com a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Natália Reis, 15, a escola oferece aulas de redação aos sábados, trabalho que faz parte da preparação dos jovens para as provas do vestibular. Segundo ela, a proposta tem agradado os alunos e garantido um aprendizado de maior qualidade.

“Aqui na escola, temos contado com um ensino de excelência ofertado pelos nossos professores. Além dos conteúdos diários, temos aulas de redação aos sábados, o que tem sido um diferencial na preparação para as provas do vestibular”, explicou a estudante, afirmando que a escola tem sido fundamental em sua formação.

Também participando da confecção do jardim sustentável, a estudante afirmou ainda que a ideia foi bem acolhida pelos alunos e é algo que marcará a escola nos próximos anos. “Esse jardim foi pensado e construído por todos os alunos e professores. É um espaço de todos, algo que não tínhamos antes, mas que agora iremos conservar, para que seja mais um referencial em nossa escola”, contou Natália.

Administrada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), a escola foi criada pelo decreto lei nº 5.972 de 4 de setembro de 1981 e atende regularmente aproximadamente 900 estudantes, matriculados nos turnos matutino, vespertino e noturno. Além disso, a escola dispõe de 110 professores e 25 profissionais em seu quadro administrativo.

Artigo anteriorSamu dará apoio aos eventos cívicos e ao jogo da seleção brasileira
Próximo artigoMeirelles: investimentos previstos em infraestrutura somam R$ 269 bi até 2019