Reprodução/Redes sociais

O escritor Salman Rushdie foi alvo de um ataque nesta sexta-feira (12/8) durante evento em que iria palestrar em Nova York, nos Estados Unidos. Segundo a polícia, um homem invadiu o palco e deu uma facada no pescoço do autor no momento em que ele seria apresentado ao público. O suspeito pelo ataque foi detido.

“Rushdie sofreu uma aparente facada no pescoço e foi transportado de helicóptero para um hospital da região”, diz o comunicado do Polícia de Nova York. “Um policial estadual designado para o evento imediatamente levou o suspeito sob custódia”, completa.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, disse que Salman Rushdie está vivo e foi transportado para o hospital. “Ele está recebendo os cuidados de que precisa”, falou.

Ainda não se sabe o motivo da agressão. Vídeos registraram o momento em que ele é socorrido. Veja as imagens:

Ordem de morte

Na década de 1980, Rushdie foi ameaçado de morte no Irã por causa de seus escritos. O livro Versos Santânicos chegou a ser proibido no país por ser considerado blasfêmia. Na época, Ruhollah Khomeini, falecido líder do Irã, emitiu uma fatwa, uma espécie de documento pedindo a morte do escritor.

Além disso, o país ofereceu uma recompensa de US$ 3 milhões para quem assassinasse Rushdie.

Em 1998, o Teerã garantiu que a fatwa não seria aplicada. No entanto, sete anos depois, o governo de Khomeini afirmou que o autor poderia ser morto sem punição. Já em 2007, o líder iraniano Mahmoud Ahmadinejad voltou a declarar validade do documento.

Artigo anteriorConsulado dos EUA presta condolências à família do turista morto por bala perdida no RJ
Próximo artigoLeis aprovadas pelo Legislativo estadual são sancionadas pelo Governo do Estado