O que fazer com as crianças no contraturno escolar? A preocupação é recorrente dos pais e cuidadores das crianças, especialmente para evitar o excesso de uso de telas, seja o celular, tablet e etc, dos tempos atuais. Para além das aulas de reforço ou esporte, o Espaço Cultural Infante criou programas dedicados ao desenvolvimento infantil, para crianças a partir dos 3 anos aprenderem e brincarem no horário em que elas não estão no colégio.

Tarefa de casa, vivências bilíngues, oficinas culturais, brincadeiras, experiências esportivas e em tecnologia integram a estrutura dos Programas Kids e Kids+ dedicados ao contraturno escolar e que contempla a participação da criança durante a manhã ou tarde completa.  Para crianças de entre 3 e 6 anos, o Programa Kids divide os pequenos participantes em grupos com idade aproximada. Com o apoio de profissionais especializados em educação infantil, eles realizam as tarefas escolares e têm um programa diário de atividades, que incluem vivências em contato com a língua inglesa, oficinas dedicadas ao estímulo do processo criativo, musical e artístico da criança. Um diferencial do programa são as atividades “Maker”, ou seja, o estímulo à cultura maker, que tem como característica o “faça você mesmo”. “Assim como propõe a cultura do ‘faça você mesmo’, nessa atividade, as crianças são estimuladas à autonomia e criatividade”, explica Ítalo Almeida, coordenador criativo do local. 

Para crianças a partir dos 7 anos, o Espaço possui o Programa Kids+ , com pilares variados. Entre eles há o “Infante Tech”, uma atividade onde as crianças têm vivências com a tecnologia, a partir de diversas temáticas e baseada em propostas de projetos, desafios virtuais e analógicos adequados a essa faixa etária. O trabalho corporal também é valorizado no programa por meio do “Infante Fight”, onde atualmente, a prática física é feita a partir dos fundamentos da arte marcial Muay Thai. Outra atividade é o “Studio Infante”, momento em que a turma participa de projetos cooperativos como produções teatrais, artes plásticas, exposições, vivências com a criação artística dentro das diversas funções inseridas no trabalho criativo. “Essa turma também trabalha a cultura maker, tendo como diferencial, o que abordamos nos projetos e propostas ao longo de toda a semana”, detalha Almeida. 

Dedicados exclusivamente a serem uma opção diferenciada para o contraturno escolar, estes programas do Espaço Cultural Infante possuem um ambiente criativo, lúdico e educativo.  Levamos a sério o nosso propósito de ser um lugar “onde a imaginação é quem manda”. Localizado na Rua Edward Costa, 100 – Adrianópolis, o lugar proporciona uma série de programas permanentes e atividades esporádicas, durante a semana e aos sábados. Mais informações pelo (92) 98456-3035 e @infantecultural

Artigo anteriorWebinar Diálogos Amazônicos debate os caminhos da reforma tributária
Próximo artigoUNINORTE realiza o II Congresso Nacional de Direito em Manaus