Portal R7 – Quem nunca se arrependeu de uma compra feita no supermercado que atire a primeira pedra. Ir às compras com fome, se render aos pedidos dos filhos só para evitar estresse e não fazer uma lista com os produtos necessários são alguns deslizes que podem pesar não só na consciência, mas no bolso e comprometer o orçamento da família. A jornalista e autora de 5 livros sobre finanças pessoais e empreendedorismo feminino, Patricia Lages, dá algumas dicas infalíveis para economizar e levar para casa tudo o que precisa. Acompanhe: 

Faça a lista de compras

Muita gente vai ao supermercado sem uma lista e sequer verifica os produtos que realmente estão faltando em casa. Uma boa solução para não esquecer nada é dividir as listas por categorias e colocar os itens em ordem alfabética: despensa, geladeira e freezer; açougue e peixaria; hortifrúti; e higiene e limpeza. “Dê uma busca na sua casa e verifique o que está faltando. Aproveite para checar as datas de validade dos produtos e o que está ‘encalhado’. Caso esteja comprando coisas que não estão sendo usadas, não compre mais, assim você evita gastos desnecessários”, recomenda a especialista.  

A lista também deve conter as quantidades de cada item. Atenção: não vale chutar! Observe o que tem usado ao longo do mês e também o que está sobrando.  

Os produtos perecíveis merecem atenção especial, comprar muitas frutas, legumes e verduras pode não ser uma boa, já que estragam rapidamente. “Esse é o tipo de produto que não dá para estocar, então prefira ir mais vezes ao supermercado para repor em vez de comprar um montão e depois jogar fora”, alerta Patricia. 

Defina o valor que pretende gastar e use a calculadora

Nada de ficar surpreso com o valor final da compra na hora de passar pelo caixa. A melhor opção é já sair de casa com um número definido e não ter vergonha de usar uma calculadora para ir somando cada item antes de colocar no carrinho. Lembre-se de que os celulares contam com o recurso e ninguém vai saber o que você está fazendo ou pensar que está sem dinheiro. “Somar as compras ajuda a ficar dentro do orçamento e também serve para mostrar se você pode se dar algum luxo naquele mês ou não. Se ficar abaixo do valor definido, compre um agradinho para você! Se este mês não deu, tente economizar no próximo”, sugere Patricia. 

Compare preço e quantidade

Muitas vezes, você pode levar o dobro de quantidade de um produto sem pagar por isso. “Uma lata de ervilhas de 200g de R$ 2,00, não é mais barata que uma lata de 400g que custa R$ 3,40. Uma tem o dobro do peso da outra, mas não custa o dobro. Compare sempre o preço e a quantidade. Leva mais tempo? Leva! Mas a economia que você poderá fazer valerá a pena”, recomenda a especialista.  

Saiba o preço real dos produtos

Todo mundo já ficou meio perdido diante de uma oferta. Será que realmente está barato? Vale a pena comprar? Por isso, é tão importante saber o preço real dos produtos para reconhecer aquelas ofertas que na verdade não são ofertas. “Anote o preço de cada produto na lista e leve-a no mês seguinte ao mercado. Assim você vai saber quanto pagou e vai acabar decorando os preços dos seus produtos preferidos. É claro que tudo pode subir, mas sabendo mais ou menos os valores você não cai em ofertas furadas!”, finaliza Patricia. 

Artigo anteriorEscolinhas de Iniciação Esportiva têm mais de 500 vagas preenchidas, e inscrições são prorrogadas
Próximo artigoConcurso de Fantasias e Bailinho animam o domingo dos pequenos foliões