Equipes do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) deflagraram, na madrugada desta sexta-feira (29/07), às 5h50, operação policial que resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão em nome de dois homens de 27 e 30 anos, pelo crime de estelionato. A ação ocorreu no conjunto Rio Maracanã, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.
O delegado Rafael Guevara, adjunto do Departamento, esclareceu que a dupla se passava por funcionários de uma construtora e emitia pedidos em formulários falsos a empresas que comercializavam materiais de construção.
“Os indivíduos solicitaram orçamento dos materiais, como por exemplo, fios elétricos e materiais para fabricação de móveis modulados, utilizando a logo marca e o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de empresas do ramo. Após a aprovação e faturamento, eles iam às lojas para recolher o produto”, disse.
Guevara disse que, somente após a retirada do material, as empresas perceberam que se tratava de uma ação criminosa, ocasião em que as equipes do DRCO tomaram conhecimento dos fatos e iniciaram as investigações.
“Até o momento da investigação, quatro empresas foram identificadas como vítimas do golpe. No total, o prejuízo financeiro às lojas é de, aproximadamente, R$ 150 mil”, falou.
O adjunto ressaltou que, no momento da ação policial, foi cumprido um mandado de prisão preventiva em nome do indivíduo de 27 anos.
“Eles confessaram a prática criminosa e informaram que revendiam os materiais de construção para lojas e pessoas físicas que fabricam móveis”, relatou.
Rafael ressaltou que as investigações continuarão para apurar se há o envolvimento de outras pessoas no crime.
Procedimentos
O homem de 27 anos responderá por estelionato e o de 30 foi indiciado pela mesma prática delituosa. Ambos ficarão à disposição do Poder Judiciário.