Warleson Cruz Batista, conhecido como "Loirinho" (no detalhe) era o alvo dos criminosos da chacina (Montagem: Fato Amazônico)

Na madrugada desta quarta-feira (26), uma tentativa de chacina no bairro Parque São Pedro resultou na morte do estudante de direito Efrain Cruz Batista, de 29 anos. Efrain foi alvejado a tiros enquanto estudava em casa.

Ao contrário do que foi inicialmente divulgado, Efrain não era irmão de Warleson Cruz Batista, 27 anos, conhecido como “Loirinho” e alvo dos criminosos, mas sim seu tio.

Em setembro de 2022, Warleson foi preso pela Força Tática da Polícia Militar com uma pistola de 9 milímetros. Na ocasião, ele se apresentou como Efrain Cruz Batista ao ser levado ao 19º Distrito Integrado de Polícia. A farsa foi descoberta quando Efrain recebeu a notificação da prisão em flagrante

Warleson também usou o nome de seu tio ao receber atendimento no SPA Joventina Dias, na Zona Oeste de Manaus.

O Crime

Efrain estava se preparando para concursos públicos quando a casa foi invadida por criminosos. Livros abertos e um escritório montado recentemente testemunhavam seu empenho nos estudos.

Segundo a polícia, Warleson, que teria envolvimento com o crime, era o verdadeiro alvo dos criminosos. Além de Efrain, a ação resultou em ferimentos a Rodrigo Cavalcante Batista, 42 anos, e a uma enteada de Warleson, de apenas 10 anos.

De o delegado Daniel Vezani, os dois tinham sido levados para a UPA do Campo Sales, em um primeiro momento, mas Rodrigo foi transferido para o Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto e a criança foi levada para o Hospital Joãozinho, na Zona Leste de Manaus.

Detalhes da Invasão

A 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foi acionada por volta das 5h para atender a ocorrência. Homens encapuzados invadiram a casa, se passando por policiais e utilizando coletes balísticos e balaclavas pretas. Garrafas de coquetel molotov foram encontradas na residência, aumentando a gravidade do ato.

O delegado Daniel Vezani, da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), informou que pelo menos seis suspeitos chegaram ao local em dois carros. Warleson havia saído recentemente do sistema penitenciário, o que pode ter motivado o ataque.

Na cena do crime, a polícia colheu mais de 60 cápsulas de calibres .380, .40, e 9 mm. O delegado relatou que havia muito sangue no local e que as características são de fato de uma execução encomendada.

Equipes do Departamento de Polícia Técnica Científica (DPTC) e do Instituto Médico Legal (IML) foram acionadas para realizar a perícia e remover os corpos.

A polícia continua investigando o caso para identificar e capturar os responsáveis pela tentativa de chacina.

Artigo anteriorAlunos da rede estadual participam de 1° Encontro Estadual do Parlamento Jovem
Próximo artigoADS realiza curso de capacitação para produtores rurais de Presidente Figueiredo