Estudantes conheceram dependências da CMM durante visita. - Foto: Eder França/Dicom

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) recebeu, nesta terça-feira (18 de novembro), estudantes do 6º semestre de Economia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e as jogadoras de voleibol do Rio Negro Clube para uma visita guiada pelos setores administrativos e legislativos da Casa.

A atividade integra a programação de extensão acadêmica da UEA e reforça o compromisso da CMM em aproximar a população do cotidiano político da cidade.

A visita ocorreu como parte da disciplina de Economia no Setor Público, ministrada pelo professor Armando Clovis Marques, que destacou a importância de os alunos conhecerem de perto o ambiente responsável pela aprovação do orçamento municipal.

“Sou professor da disciplina economia no setor público, que trata da questão da economia do Estado, do Município, das receitas e despesas públicas. Nas aulas estamos trabalhando sobre orçamento público, e parte dela é de extensão. Então pensamos em visitar a Câmara, afinal quem tem o papel fundamental de aprovar o orçamento se não os vereadores. Eles precisam conhecer esse espaço e saber como essas coisas tramitam aqui”, afirmou.

Durante o percurso, os estudantes conversaram com vereadores e puderam entender melhor o papel político e social do Parlamento Municipal. O vereador João Paulo Janjão (Agir) ressaltou a relevância desse contato direto com a juventude.

“Conversei com eles sobre as responsabilidades dos vereadores, então é muito importante que eles conheçam a realidade da Câmara. Quem sabe não estamos diante de futuros políticos que também vão mudar a realidade de Manaus e do Amazonas”, destacou.

O vereador Zé Ricardo (PT) também acompanhou o grupo e reforçou a importância da educação política.

“Muito importante esse trabalho que é feito pela Câmara, mostrando o trabalho e a importância dela e dos vereadores para a sociedade. Os estudantes precisam entender quão importante é a política, a preocupação do cidadão de acompanhar as decisões e o que está sendo debatido, afinal isso vai afetar sua vida e da sociedade. A Escola do Legislativo dá uma grande contribuição. Tem que ser isso, precisamos trazer os jovens”, disse.

Ao final da programação, a coordenadora acadêmica da Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony, Lara Fernandes, destacou que a Câmara está de portas abertas para receber escolas, instituições e grupos interessados.

“Qualquer gestor, qualquer professor das escolas públicas municipais, estaduais ou particulares podem entrar no site da Câmara e agendar uma visita guiada. Aqui eles vão conhecer não só todas as dependências da CMM, mas entender o papel dela e do vereador na nossa cidade”, explicou.

Visitas podem ser agendadas gratuitamente pelo site oficial da CMM.

Artigo anteriorThaysa Lippy propõe criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Câncer em Manaus
Próximo artigoMayra Dias alerta para aumento de casos de sífilis e HIV no Amazonas e cobra medidas urgentes