Quando as leis e regulamentações da nação se tornam restrições tendenciosas, a vida pode se tornar desmotivada e difícil. Para muitos jovens e adultos em Brunei, essas restrições os levam a se conformar à condição em que vivem, o que resulta em uma fé que não é fortalecida ou enraizada na palavra de Deus. Diante dessa situação, durante a pandemia, parceiros locais da Portas Abertas decidiram começar um estudo bíblico online para ajudar jovens cristãos a não desistirem da fé em Jesus. Lily (pseudônimo), uma dessas jovens, compartilhou o quão impactante os estudos bíblicos foram para ela.
Aos olhos dos meus amigos e família, eu era uma boa cristã. Eu participava ativamente dos eventos na igreja e frequentava fielmente a igreja toda semana. Mas lá no fundo, eu estava em conflito. Eu continuava perguntando: “Qual é o seu chamado na minha vida, Senhor? Qual é o meu propósito?”. Eu fiz muito essa pergunta enquanto era adolescente.
Apesar de todo meu serviço e comprometimento com a igreja, continuava me sentindo vazia. Cristãos são uma minoria no lugar de onde eu venho, por causa disso, estamos cercados por normas tendenciosas. Não podemos nos reunir em local aberto, não podemos vestir roupas com o nome de Jesus, nem podemos usar uma cruz pendurada no pescoço, já que isso pode nos trazer problema.
Eu lembro do anúncio feito na igreja sobre um acampamento de jovens. Ele foi organizado por algumas igrejas locais e como foi poderoso! Eu tive uma experiência com Jesus nesse acampamento. Depois disso, meu amor por Deus e meu desejo de aprender mais sobre ele cresceram significativamente.
Quando a COVID chegou, eu recebi o convite de uma amiga da igreja para participar de um estudo bíblico online. Outros jovens também concordaram em participar, já que tinham muito tempo livre. Era muito interessante aprender e conversar sobre a Bíblia. Eu aprendi muito nesse estudo.
No meu país, somos perseguidos por realizar eventos externos usando o nome da igreja. Até mesmo decorações de Natal do lado de fora da igreja não são permitidas. É difícil para a igreja ter crescimento e para os cristãos terem comunhão. Quando soube que as atividades na igreja retornariam, decidi ajudar a nova geração a conhecer os valores da palavra de Deus.
Como resultado, encorajei outros jovens do estudo bíblico online a se tornarem mentores. Nós nos dividimos para alcançar o máximo de crianças e adolescentes, construindo e desenvolvendo a fé deles. Aos poucos, chegamos aos 20 alunos, que estão crescendo em sua caminhada espiritual com Deus. Outros jovens que também participaram do estudo bíblico começaram a se envolver nos ministérios e assumir pequenos papéis de liderança na igreja. Eu sinto como se tivesse encontrado meu propósito. Agradeço a Deus todos os dias por sua fidelidade.
Por meio de parceiros locais em Brunei, que realizam estudos bíblicos online, cristãos como Lily ganham novamente um zelo e senso de responsabilidade para garantir que a igreja em Brunei permaneça forte mesmo diante da adversidade e oposição. Louve a Deus pelo que ele tem feito nessa nação.
Com informações de Portas Abertas.