
Os Estados Unidos divulgaram nesta quinta-feira (13) uma série de acordos comerciais alcançados com países latino-americanos.
A Argentina concordou com uma estrutura de cooperação bilateral de comércio e investimento, disseram os dois países em uma declaração conjunta divulgada pela Casa Branca.
Enquanto isso, os EUA chegaram também a um acordo comercial com o Equador, no qual o país latino-americano reduzirá ou eliminará as tarifas em setores-chave para os norte-americanos.
“O Equador se comprometeu a reduzir ou eliminar as tarifas em setores-chave para os Estados Unidos, incluindo máquinas, produtos de saúde, bens, produtos químicos, veículos automotores e certos produtos agrícolas”, disse a Casa Branca em um comunicado.
Os EUA também se comprometeram em remover as tarifas sobre algumas importações da Guatemala que não podem ser cultivadas, extraídas ou produzidas naturalmente no país, juntamente com alguns produtos têxteis e de vestuário
A Casa Branca ainda citou medidas tomadas pela Guatemala para remover algumas barreiras não tarifárias ao comércio.
Os dois países concordaram com uma estrutura comercial que fortalecerá os laços econômicos entre eles, dando continuidade a um acordo comercial anterior que entrou em vigor em 2006, informou a Casa Branca.









