Reuters

Mais aviões militares dos Estados Unidos chegaram a Porto Rico no domingo (28), em meio às crescentes tensões com a Venezuela.

Aviões de transporte C-130J Super Hercules foram vistos taxiando e decolando do Aeroporto Rafael Hernandez, em Agudallia, Porto Rico.

Veículos militares americanos, como Humvees e MRAPs (Veículos Protegidos contra Minas e Emboscadas), também foram vistos na mesma região no domingo.

Além disso, drones MQ-9 Reaper também foram enviados ao país caribenho.

Entenda a tensão entre Estados Unidos e Venezuela

A tensão entre Estados Unidos e Venezuela começou a aumentar em agosto, quando o governo de Donald Trump aumentou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à prisão do ditador Nicolás Maduro.

Enquanto isso, os EUA enviaram aeronaves, veículos, milhares de soldados e um grupo de ataque de porta-aviões das Forças Armadas para o Caribe, sob a premissa de combate ao narcotráfico.

As operações incluem diversos ataques contra barcos tanto no Caribe quanto no Pacífico que supostamente estariam transportando drogas. Porém, foram levantados questionamentos sobre a legalidade dessas ações.

Além dos ataques contra embarcações, os EUA também pressionam o regime de Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, que é acusado pela Casa Branca de ter relação com o narcotráfico e o Cartel de Los Soles.

Trump conversou por telefone com Maduro no final de novembro, poucos dias antes de os EUA o classificarem como integrante de uma organização terrorista estrangeira. O venezuelano teria recebido um ultimato para deixar o poder e o país, mas o descumpriu.

Em outra ação que aumentou a tensão entre os dois países, os Estados Unidos apreenderam um petroleiro próximo à Venezuela, medida classificada de “roubo descarado” e “um ato de pirataria internacional” pelo regime de Maduro.

Posteriormente, Trump anunciou um “bloqueio total” contra os petroleiros sancionados da Venezuela e disse que não deixará “ninguém passar sem o devido direito”. 

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorCorpo é encontrado durante buscas por técnico do Valencia morto em acidente
Próximo artigoRússia concorda que acordo está mais próximo, mas exige retirada de tropas