
A Europa vive uma intensa onda de calor, com destaque para o sul do continente. Na França, junho de 2025 já é considerado o mais quente da história em diversas regiões, segundo dados meteorológicos. A Météo-France colocou Paris e sua região metropolitana em alerta vermelho, o mais alto nível de vigilância climática, algo que não ocorria desde 2019.
Nesta terça-feira (1º/7), as temperaturas podem ultrapassar os 41 °C no sul do país, com mínimas acima dos 23 °C. Mais de 1.300 escolas foram fechadas, e medidas emergenciais foram adotadas, como a limitação do tráfego de veículos em Paris e o incentivo ao uso de transporte público com um “passe antipoluição” de € 4.
Até a Torre Eiffel terá o topo fechado ao público até quarta-feira (2) por segurança. Segundo o ministro da Saúde, Yannick Neuder, “todos devem estar mobilizados”, com atenção especial a idosos, crianças e pessoas com deficiência. Ele garantiu que os hospitais estão preparados para atender possíveis emergências.
Impacto ambiental no Mar Mediterrâneo
O Mar Mediterrâneo registra temperaturas recordes, com médias entre 24,5 °C e 27,5 °C, podendo atingir 28,6 °C nos próximos dias — valores comparáveis aos picos de 2023. Cientistas afirmam que o mar está “tropicalizando”, favorecendo a proliferação de espécies invasoras e tóxicas e o desaparecimento de espécies nativas, o que compromete o equilíbrio ecológico.
Segundo especialistas, o calor acumulado pelo mar funciona como uma “bateria térmica”, agravando as “noites tropicais”, com temperaturas elevadas mesmo durante a madrugada.
Situação preocupante
O jornal Le Monde alertou que a França enfrenta o auge de uma onda de calor que já dura 13 dias, afetando também a produção de energia — com reatores nucleares desligados — e aumentando os níveis de poluição atmosférica.
De acordo com o climatologista Davide Faranda, as alterações nos oceanos e na atmosfera estão interligadas, e o padrão atual indica um desequilíbrio climático preocupante, com impactos tanto nos ecossistemas quanto na saúde pública.
Com informações de RFI










