A Miss Ucrânia 2018, Veronika Didusenko, revelou os momentos de terror que viveu ao lado do filho de 7 anos enquanto tentavam fugir do país após o início do conflito com a Rússia. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (9/3), a modelo fez um relato dramático sobre a situação de Kiev durante a guerra no Leste Europeu.
Veronika lembra que foi acordada por barulhos do bombardeio russo no dia em que a invasão começou, em 24 de fevereiro. Logo nas primeiras horas do dia, ela deu início ao seu plano de fuga e os dois juntaram seus pertences para deixar o país.
“Uma cidade com mais de 3 milhões de pessoas, que estavam dormindo. Sem qualquer declaração formal de guerra, sem qualquer chance de os habitantes buscarem abrigo, fomos atingidos por uma bomba do inimigo”, relatou.
Além dos dois, outros milhares de ucranianos partiram rumo à fronteira de carro, na tentativa de se proteger dos ataques aéreos. O resultado foi um longo congestionamento, intensificando ainda mais o cenário de tensão ao som de sirenes, foguetes e bombas explodindo.
“Enquanto eu fugia com meu filho, pude ver que havia uma verdadeira batalha aérea acima de nossa cabeça”, disse a miss. “Foi horrível, tantas crianças e mães tentando chegar à fronteira. Os militares russos ainda paravam e atiraram em pessoas inocentes que tentavam escapar”, continuou ela.
A modelo e o filho conseguiram vencer as barreiras e se abrigar em Luxemburgo, depois foram para a Suíça e agora estão nos Estados Unidos. Apesar da fuga bem sucedida, os pensamentos e preocupações de Veronika ainda estão com a mãe dela e os avós, que ficaram em Kiev.
Ela disse temer que o presidente russo, Vladimir Putin, tenha como objetivo final a “erradicação de tudo referente à Ucrânia e da própria Ucrânia”.
“As pessoas estão morrendo em abrigos sem comida, sem água, sem luz e sem calor. É uma tragédia. É terrorismo”, concluiu a modelo. As informações são de Metrópoles.