Lutas, resistências e revolução. Sob essa narrativa, o povo negro ditou o andamento do espetáculo do Boi Garantido no segundo dia de disputa do Festival de Parintins 2022 na noite de sábado (25/06) para domingo (26/06). O vermelho e branco entrou em cena na arena do Bumbódromo com mudança no bloco musical, com o levantador de toadas, Edilson Santana, que defendeu esse item de 2007 a 2009 pelo Boi Caprichoso. 

O personagem coletivo do Garantido, o “Povo Vermelho da Amazônia”, juntou-se ao indígena e ao caboclo em forma de manifesto artístico em defesa dos povos da floresta. Logo na entrada, a mensagem era evidente quando o apresentador Israel Paulain anunciou a participação dos descendentes de Lindolfo Monteverde, criador do Boi Garantido: Maria Monteverde (única filha viva), Reck Monteverde (neto) e Ivoney Sopa (bisneto).

O bumbá declarou uma nova revolução a favor de que “Vidas Negras Importam” no Brasil, com a encenação da Figura Típica Regional “Cabanos da Amazônia” contra o racismo, preconceito, colonização e outros processos violentos. A Toada, Letra e Música foi defendida com a “Cabanagem” e transmitiu uma mensagem de reflexão sobre a necessidade de um movimento contemporâneo tal qual ao que levou o povo ao poder no Grão-Pará, durante cinco anos no século 19, agora para exigir vida com dignidade. 

O povo afro-brasileiro amazônico ganhou visibilidade e notoriedade durante a exibição da Celebração Folclórica “Festa do Povo Negro”, com um dueto de Edilson Santana com a levantadora de toadas, Márcia Siqueira, para festejar a diáspora africana presente desde o primeiro brincar de boi na região, com os personagens de Pai Francisco, Mãe Catirina e o “bombá”, embrião do Garantido que, por muito tempo, carregou um coração preto na testa.

O módulo alegórico “Fogo de Panaponera” apresentou os tuxauas do Boi Garantido. A toada “Xandoré e Ticê” defendeu o item Lenda Amazônica. O Boi Garantido terminou a noite B com o Ritual Indígena “O Fim do Mundo Karajá” com uma mensagem de advertência de que a sabedoria milenar não pode ser ignorada. Outro estreante foi o novo tripa do Boi Garantido, Batista, conforme esquema de revezamento por noite, de acordo com a Direção Geral de Espetáculo (DGE).

Artigo anteriorPRF ignorou abordagens violentas em relatório sobre direitos humanos
Próximo artigoMãe de menina impedida de abortar: “Achei que justiça fosse ser feita”